Volvo contra-ataca com novo XC60 - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
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Volvo contra-ataca com novo XC60

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Quando surgiu, no Salão de Genebra de 2008, o XC60 já deixou claro que não era um carro qualquer. De lá para cá, emplacou mais de um milhão de unidades no mundo. Produzido na fábrica de Torslanda, na Suécia, chegou ao Brasil em 2009 e já vendeu por aqui mais de 18 mil unidades.

Chegou a liderar as vendas de crossovers e utilitários esportivos de marcas de luxo no Brasil até 2012, quando a liderança foi assumida pelo Range Rover Evoque, da Land Rover. Nesse setembro, chega às concessionárias brasileiras a segunda geração do XC60, em três opções de acabamento – Momentum, Inscription e R-Design -, todas com motor a gasolina e preços de R$ 239.950, R$ 259.950 e R$ 269.950, respectivamente. Motorizações híbrida e diesel ficarão para 2018.

A segunda geração do XC60 chega por aqui com uma missão ambiciosa: se tornar a nova referência no segmento de crossovers e SUVs de marcas premium. Para tal, o crossover da marca sueca mudou muito, embora tenha preservado a identidade. O característico design escandinavo ainda é um destaque, mas surge agora em uma versão mais contemporânea e refinada. Dentro da proposta de oferecer dirigibilidade superior como diferenciais, diversas tecnologias automotivas de última geração foram incorporadas e, segundo a Volvo, posicionam o XC69 entre os mais modernos que a indústria automotiva já produziu. O novato “pegou emprestado” do XC90 alguns recursos avançados de segurança e dirigibilidade para se posicionar no patamar superior de seu segmento.

As dimensões do XC60 mudaram pouco, mas o suficiente para dar ao modelo um aspecto sutilmente mais dinâmico e mais assemelhado a uma perua que a um SUV. Está quatro centímetros mais comprido, cinco centímetros mais baixo e 11 centímetros mais largo. Já o entre-eixos aumentou nove centímetros, algo que se reflete no espaço interno, principalmente para os joelhos de quem senta no banco traseiro. Esteticamente, a proposta do novo XC60 é ser a expressão do moderno design escandinavo, que valoriza a robustez com um visual leve e elegante.

O capô alongado, os para-lamas alargados e os vincos de linhas ascendentes ressaltam a imponência do veículo. Na frente, o sistema de iluminação full LED expressa bem a evolução estética e tecnológica proposta pelo novo XC60. Desenhadas no interior do farol em formato “T”, que o marketing da Volvo criativamente batizou de “Martelo de Thor”, as luzes de posição diurna contribuem para a visualização do veículo, mesmo em dias claros.

Os faróis incorporam quatro  funções: são auto-direcionais, tem dispositivo anti-ofuscamento, nivelamento automático e acendimento automático. Os faróis de neblina também são em LED. Na traseira, a lanterna recebeu feixes de LED e o conjunto ótico elevado apresenta um desenho marcante, que se prolonga na tampa do portamalas. Por dentro, detalhes em madeira, metal e esculpidos estão em harmonia com o discreto e elegante design escandinavo.

O sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect é acessível pela tela anti-reflexo sensível ao toque de nove polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. Navegação, conectividade e entretenimento estão disponíveis a pouquíssimos toques ou por comando de voz. A integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

O sistema integra uma versão atualizada do Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24 horas, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Por meio do smartphone, é possível controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação. As versões Inscription e R-Design vem com painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas. O novo XC60 é movido por uma versão renovada motor T5 Drive-E, apresentado em 2014.
Com 2.0 litros, quatro cilindros em linha, turbocompressor e injeção direta de gasolina, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades, produz agora 257,5 cv de potência máxima – antes eram 245 cv – e os mesmos 35,7 kgfm de torque entre 1.500 e 4.800 rpm.

Dentro da proposta de proporcionar ao consumidor a experiência mais prazerosa de direção, o XC60 chega equipado com tração integral AWD (All Wheel Drive) em todas as versões, sempre amparado por controle dinâmico de estabilidade e tração e cinco diferentes modos de condução, que alteram as rotações do motor para mudança de marcha, resposta do acelerador, suspensão e peso da direção. A função Start/Stop, que desativa o motor quando o carro está parado, também é de série em todas as versões.



A Volvo tem longa tradição em termos de segurança automotiva e o novo XC60 chega ao Brasil equipado com uma versão atualizada do City Safety, que inclui um assistente de direção que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não é suficiente para evitar uma colisão. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente, seja um veículo, ciclista, pedestre e até animal de grande porte. As versões Inscription e R-Design oferecem outros dois recursos semi-autônomos para a segurança. Um deles é o “Oncoming Lane Mitigation”, que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária.

Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h.

O outro é o “Blind Spot Information System”, que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.

O modelo também disponibiliza como itens de série sistemas de alerta de mudança de faixa, de proteção em saída de estrada, de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, de alerta de colisão frontal e de monitoramento de pressão dos pneus. As versões Inscription e R-Design acrescentam ainda à lista de equipamentos alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com alerta de tráfego cruzado em marcha ré e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção semiautônoma (Pilot Assist) de até 130 km/h. Além de todos esses recursos, o XC60 oferece a função Hands-Free, que permite a abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do parachoque.
(Luiz Humberto Pereira/AutoPress)

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