Tezuka-san, meu irmão temporão - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           MAURICIO DE SOUSA

Tezuka-san, meu irmão temporão

Mauricio de Sousa

Tezuka Osamu, o mestre dos quadrinhos e dos desenhos animados japoneses, não está entre nós desde 1989.

Mas nos seus últimos anos de vida surgiu entre nós uma amizade, uma camaradagem que poucas vezes tive com outra pessoa.

Para quem não sabe, Tezuka é o criador de personagens conhecidos mundialmente como: Astro Boy, A Princesa e o Cavaleiro, Kimba (O Leão Branco)…

Nosso primeiro encontro foi em Tóquio, durante viagem que me foi oferecida pela Fundação Japão para estudo da realidade das crianças japonesas: seus hábitos, desejos, como são tratadas e o que se faz para elas no País.

Não podia, portanto, faltar um contato com o ídolo das crianças e de mais três gerações de japoneses: o mestre (sensei) Osamu Tezuka.

E ele foi me receber no aeroporto. Alice, minha mulher, me acompanhava. Já era noite, tínhamos quase 30 horas de vôo, mas ele insistiu que devíamos acompanhá-lo para um jantar especial no luxuoso restaurante do Hotel New-Otani. Fomos. E nos esperava, realmente, uma surpresa: uma enorme caravela, de mais de metro, sobre a mesa, com todos os tipos de “sashimi” possíveis e imagináveis. Para os que desconhecem, “sashimi” é peixe cru. Que eu não suporto. Mas o banquete era em minha homenagem, “sashimi” é um prato finíssimo, Tezuka-San era uma personalidade… como fazer?

Comer.

E Tezuka-San explicava a origem e o tipo de cada peixe que me fazia experimentar.

Naquela noite fui dormir honrado e farto de peixe por muito e muito tempo.



Continua na próxima semana.

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone