Temporal causa novos prejuízos em Mogi

Parte da Praça Francisca de Campos Mello Freire, no Parque Monte Líbano. (Foto: O Diário)
Parte da Praça Francisca de Campos Mello Freire, no Parque Monte Líbano. (Foto: O Diário)

CARLA OLIVO
Mogi das Cruzes voltou a ser castigada na tarde desta segunda-feira (9) por causa da forte chuva típica de verão, com pontos de alagamento em vários bairros da Cidade, como Vila Oliveira, Nova Mogilar, Mogilar, Parque Monte Líbano, entre outros, além de transbordamento dos córregos dos Corvos, no Distrito, no Distrito de César de Souza, e Lavapés, atrás do campus da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). O piscinão do Parque Santana também recebeu grande volume de água pluvial.

O Corpo de Bombeiros atendeu, por volta das 15h20, ao chamado de moradores da Vila Oliveira em busca de socorro a uma pessoa que precisou subir no teto do automóvel na Avenida Salim Elias Bachach, na Vila Oliveira, já que a via foi tomada pela água.

Segundo a Defesa Civil, a chuva foi forte na região central, no Bairro do Mogilar e adjacências, porém não teve tanta intensidade em outros pontos da Cidade, como Jundiapeba e Braz Cubas, por exemplo. “Foram registrados alguns pontos de alagamento, como na Praça Francisca de Campos Mello Freire e também na Praça Kazuo Kimura, no Mogilar. Foram, contudo, situações pontuais, resolvidas assim que a chuva enfraqueceu, permitindo que o sistema de drenagem absorvesse todo o volume das águas pluviais”, trouxe a nota enviada a O Diário pela Coordenadoria de Comunicaçao Social da Prfeitura Municipal.

Ainda de acordo com as informações da Defesa Civil, o órgão não foi acionado para atender ocorrências mais graves ontem e o índice pluviométrico registrado nesta terça-feira somente será repassado ao órgão hoje.

No Nova Mogilar, a Praça Kazuo Kimura, na rotatória da lanchonete Habib’s e próxima ao Córrego Lavapés, ficou alagada, assim como a Praça Assumpção Ramires Eroles, já na área cercada por edifícios residenciais. No Parque Monte Líbano, a água também subiu bastante nas proximidades da Praça Francisca Cardoso de Melo Freire, perto do Clube de Campo de Mogi das Cruzes, atingido os veículos que estavam estacionados no local durante o temporal.

Ainda durante a chuva, um dos portões de acesso ao Parque da Cidade, na Rua Jardelina de Almeida Lopes, no Parque Santana, estava caído no chão.

Pluviometria
Segundo dados fornecidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o acumulado de chuvas nos reservatórios que integram o Sistema Alto Tietê totalizavam 27,3 metros cúbicos no último final de semana. O índice representa 11,12% do previsto para todo o mês de janeiro, que é de 246,1 metros cúbicos.