Sustentabilidade como modelo de gestão - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           ARTIGOS

Sustentabilidade como modelo de gestão

Artigos

Cláudio Costa
claudio.costa@saltuscorp.com.br

Na última semana, abordamos o tema da inovação tecnológica e seu impacto nas pessoas e no mundo dos negócios.

Esta semana, não menos importante, iremos falar sobre um tema bastante conhecido, porém ainda muito pouco aplicado nos empreendimentos, seja ele qual for. Vamos falar da sustentabilidade.

Estes temas se complementam e, com certeza, se fazem necessários em um ambiente empresarial cada vez mais voraz e desafiador.

Muitos acreditam que a sustentabilidade está relacionada tão somente às questões ambientais e não abordam o tema como ele realmente é.

Nos dias atuais é comum falarmos do “Tripé da Sustentabilidade” como forma de gestão empresarial. E este tripé está baseado em três pilares importantes:

  1. Sustentabilidade Econômica: envolve o resultado financeiro da empresa como um todo, avaliando a solidez do negócio e seu retorno enquanto investimento.
  2. Sustentabilidade Ambiental: envolve os processos fabris da empresa e seu impacto no meio ambiente. Importante avaliar o desenvolvimento de um produto, seu processo de fabricação, sua utilização na sociedade e seu descarte após o uso.
  3. Sustentabilidade Social: envolve como esta empresa se relaciona com sua comunidade e avalia o envolvimento de seus colaboradores e acionistas junto aos projetos sociais existentes.

Entendemos que a partir do momento em que um empreendimento atinge o equilíbrio nestes três fatores de sustentação, ele se torna um negócio satisfatório, sólido, indo ao encontro dos anseios de seus clientes consumidores, cada vez mais exigentes dos impactos gerados na sociedade pelos produtos que consomem.

Nos dias de hoje é possível, de forma organizada, atingir a plena satisfação nos três itens acima citados e conquistar o que chamamos de “Selo Verde” em termos de certificação. Existem empresas especializadas na gestão e certificação destes projetos.

Importante ressaltar que empresas que importam produtos do Brasil, cada vez mais exigem este selo verde como forma de garantia do produto adquirido.



Assim, seja qual for o empreendimento, importante se faz adotar como filosofia de gestão o conceito da sustentabilidade como forma de assegurar a qualidade e longevidade do negócio.

Cláudio Costa é empresário e economista

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone