Show reverencia obra de Luiz Gonzaga - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           CADERNO A - CAPA

Show reverencia obra de Luiz Gonzaga

Caderno A - Capa

Mateus Sartori e Guilherme Ribeiro comandam o show nas dependências da Biblioteca, no prédio da Estação Literária. (Foto: Divulgação)

Mateus Sartori e Guilherme Ribeiro comandam o show nas dependências da Biblioteca, no prédio da Estação Literária. (Foto: Divulgação)

A Biblioteca de Guararema será palco nesta quarta-feira, às 19h30, de um show especial comandado pelo cantor Mateus Sartori e o pianista e acordeonista Guilherme Ribeiro. “Que se Deseja Rever” é o título da apresentação e também do CD que homenageia Luiz Gonzaga, o ‘Rei do Baião’. O show faz parte das comemorações do aniversário da cidade vizinha, que completou ontem 118 anos.

Com arranjos especialmente criados para o projeto, o CD e o show destacam a diversidade rítmica presente na carreira de Luiz Gonzaga, incluindo choros, valsas e até afro-sambas. No repertório estão alguns clássicos como ‘Asa Branca’, ‘Qui Nem Jiló’, e ‘Assum Preto’. Há, também, canções como ‘Rosa do Mearim’, ‘Rei Bantú’ e ‘Tenho Onde Morar’.

Foi no ano de 2012, na comemoração do centenário de nascimento desse importante compositor da música popular brasileira, que os músicos se uniram para gravar o CD “Que se Deseja Rever”, no Na Cena Studios, em São Paulo. O álbum teve lançamento em 2013.

Conhecido também como “Embaixador Sonoro do Sertão”, Luiz Gonzaga espalhou pelo Brasil a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, mas também retratou por meio de suas composições a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino.

Os músicos

Mateus Sartori possui cinco CDs lançados e já dividiu palco com vários nomes da música popular brasileira, como Ivan Lins, Jorge Vercilo, Danilo Caymmi, Jair Rodrigues, Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Maria Creuza, Guinga, Renato Braz entre outros. Ele estudou canto erudito, canto popular e regência coral nas duas principais escolas de ensino musical da capital, a Escola Municipal de Música do Estado de São Paulo e a Universidade Livre de Música Maestro Tom Jobim. Sartori, que é arquiteto formado, é o atual secretário municipal de Cultura de Mogi das Cruzes.

Já Guilherme Ribeiro, também compositor, é atuante no cenário musical como pianista e acordeonista. Formado em piano erudito pelo Conservatório Pio XII da Universidade do Sagrado Coração, em Bauru, e em música popular pela Unicamp. Acompanhou artistas como Dominguinhos, Roberto Menescal, Vanessa da Mata, Fabiana Cozza, Moraes Moreira, Tom Zé, Luiz Melodia, João Bosco, Dona Ivone Lara, Mariana Aydar, Céu, João Donato, entre outros. Em 2010, lançou ‘Calmaria’, o primeiro CD como acordeonista, em que condensa toda a sua influência musical que vai da música brasileira, ao jazz, tango e a música europeia.

A Biblioteca de Guararema funciona no prédio da Estação Literária Professora Maria de Lourdes Évora Camargo, localizada à Rua 19 de Setembro, 233, na área central. O show é gratuito.



Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone