Saúde mental - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           ARTIGOS

Saúde mental

Artigos

Luci Bonini
Li recentemente que os casos de suicídio vêm aumentando e isso me fez refletir na saúde mental do brasileiro em geral.

Na sociedade de hoje há uma variação substancial do número de incidências de transtornos de saúde mental entre indivíduos dentro de uma população. Difícil saber até que ponto é um problema de estado de espírito, de bom ou mau humor ou uma desordem mental. Depende do histórico de cada um, das experiências que cada um passa pela vida.

As desordens mentais conduzem a outros problemas como o abuso de álcool, tabaco e outras drogas que elevam também o número de suicídios, pois os dependentes químicos, indiretamente são suicidas.

É, portanto, crucial prevenir para controlar e eliminar estressores biológicos, psicológicos e sociais que são prejudiciais para a saúde, como por exemplo: problemas econômicos, sociais, familiares, biológicos, cognitivos, rejeições de todos os tipos. Nem sempre o estressor de hoje será uma experiência positiva do amanhã.

A saúde mental é um resultado de habilidades de enfrentamento da autoestima das pessoas. Isso pode se dar por meio de um forte sistema de apoio para o desenvolvimento e manutenção do bem-estar psicológico.

É importante ter tempo com a família, amigos e comunidade, realizar trabalhos voluntários e atividades de lazer e praticar exercícios físicos. Alimentar-se adequadamente também é importante.

Pois é, mas neste Brasil tão desigual, poucos têm chances de ter uma vida razoável: ou pela falta de tempo e segurança, nos grandes centros urbanos, ou pela falta de condições socioeconômicas nas periferias ou nos rincões distantes.

O Brasil ainda se preocupa muito pouco com a Saúde mental do seu povo. O número de centros de atendimento psicossocial (CAPS) é reduzido e não dá conta da população. Em dezembro de 2014, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil contava com 116 municípios com hospitais psiquiátricos e 1.488 municípios com CAPS – num país com quase 5 mil e 600 municípios, não se tem muito a comemorar no que se refere à saúde mental.

Precisamos caminhar mais… bem mais!



Luci Bonini é doutora Comunicação e Semiótica pela PUC e professora na UMC e no IPT-USP

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone