Psicólogo utiliza técnica diferenciada - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           CIRCUITO

Psicólogo utiliza técnica diferenciada

Circuito

Mogiano Marcelo Batista de Oliveira é professor e instrutor de Mindfulness. (Foto: Eisner Soares)

Mogiano Marcelo Batista de Oliveira é professor e instrutor de Mindfulness. (Foto: Eisner Soares)

A decisão pelo curso de graduação e qual carreira seguir nem sempre é fácil. Como prova disso, o mogiano Marcelo Batista de Oliveira ficou em dúvida entre as mais variadas áreas. Ele pensou em Educação Física, Direito, Teologia e acabou optando pela Psicologia. Agora, garante que o que mais gosta de fazer é trabalhar. Antes disso ainda chegou a explorar outra área. O pai Miguel Carlos de Oliveira é dono de um salão de cabeleireiro e Marcelo trabalhou com ele desde os 14 anos até chegar aos 30. Hoje, além de ser psicólogo clínico, é também instrutor de Mindfulness.

Sempre muito interessado em meditar e estudar religiões, logo que concluiu a graduação pela Universidade Braz Cubas (UBC), o mogiano foi para Inglaterra. Por lá, se formou pelo instituto Breathworks, como professor de Mindfulness, que é um estado psicológico aflorado quando a mente é treinada para estar em um modo particular de atenção. Isso possibilita que a mente do indivíduo fuja do “piloto automático” e fique mais atento. A prática já é amplamente difundida em outros países e, no Brasil, vem chegando lentamente.

Um dos pioneiros no País, ao voltar da Inglaterra, Marcelo passou a integrar, como professor e instrutor, o grupo de pesquisas Mente Aberta, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi lá também que o mogiano concluiu seu mestrado em Saúde Coletiva. Ao retornar também passou a ser uma figura constante na mídia não só em Mogi das Cruzes, mas também pelo Brasil, participando de programas da Globo e dando entrevistas a revistas de alcance nacional.

Aos poucos, o mogiano deu início em ferramentas importantes para a divulgação da prática. Ele foi sócio-proprietário do portal Mundo Mindfulness, o qual não integra mais, mas também do Centro Paulista de Mindfulness, do qual faz parte até hoje. Além disso, mantém na Cidade o ZenWay Wellness Center, um centro de bem estar que conta não só com os atendimentos clínicos de psicologia feitos por Marcelo, mas também com yoga, terapia, pilates e Mindfulnes.

Marcelo acredita que a prática ainda vai crescer muito no País, tendo em vista que os resultados obtidos com o Mindfulnes são confirmados com base em diversas pesquisas. A técnica pode ser vista como uma ferramente terapêutica eficaz para o tratamento de ansiedade, dor crônica, stress, depressão e até mesmo para promover uma melhoria na qualidade de vida. O instrutor ministra ainda palestras pelo Brasil, estando em cidades como Araçatuba, Campinas e Rio de Janeiro.

Para se manter atualizado e aprofundar os conhecimentos, Marcelo está sempre viajando atrás de cursos, palestras e retiros. As viagens são, inclusive, extremamente importantes na vida do psicólogo. Ele acredita que conhecer novos lugares sozinho, é uma maneira de conhecer ele mesmo. Recentemente ele esteve, por exemplo, em uma viagem de 40 dias pela Índia, em destinos não tão tradicionais, levando com ele somente a mochila. (Larissa Rodrigues especial para O Diário)

Curto-Circuito
Viver em Mogi é… Estar estrategicamente localizado _ SP, Praia, Aeroporto

O melhor da Cidade é… A vida que construí aqui e os bons amigos que fazem parte dessa construção



E o pior? Trânsito e insegurança

Sinto saudade de… Estar com a mochila nas costas e no mundo

Encontro paz de espírito… Trabalhando como psicólogo clínico e ensinando/aprendendo/praticando mindfulness

Pra ver e ser visto… A VIDA

Meu prato preferido é… Thali – prato indiano

Livro de cabeceira… Living in the light of death

Peça campeã de uso do meu guarda-roupa? Calça jeans

O que não tem preço? Poder sentir a vida

Uma boa pedida é… Ganhar o mundo com uma mochila nas costas



É proibido… Não aprender

A melhor festa é… Aquela que eu estiver com bons amigos

Convite irrecusável… O de sorrir

O que tem 1001 utilidades? A respiração

Meu sonho de consumo é… Poder aprender mais para poder ajudar mais

Qual foi o melhor espetáculo da minha vida? O ganhar o mundo com a minha mochila

Cartão-postal da Cidade… Pico do urubu

O que falta na Cidade? Mais segurança

Qual é a química da vida? Aprender e ensinar

Deus me livre de… Não estar atento ao meu ego e deixar ele tomar conta

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone