Peugeot 308 ganha motor THP flex - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
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Peugeot 308 ganha motor THP flex

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A busca pela eficiência energética tem levado as marcas a recorrerem a motores de menor litragem, mas dotados de turbo para manter o padrão de potência. Essa combinação às vezes confere uma esportividade inesperada a certos modelos. Caso do Peugeot 308 THP Griffe. O hatch médio até tem aparência pouco agressiva, mas demonstra um fôlego capaz de provocar alguma descarga de adrenalina. O modelo argentino foi renovado recentemente para se aproximar visualmente do 308 de segunda geração, feito na França, e ganhou um aspecto mais elegante que esportivo. Mesmo esta configuração topo da linha do modelo só se diferencia das outras pelas rodas com acabamento diamantado e pelo logo THP na traseira. Reiterando este conceito, o 308 traz um belo acabamento interno, comum em carros da marca, e uma extensa lista de itens de série. Tanto que não tem opcionais disponíveis. E nem precisa.

Outra novidade, além do visual, é o trem de força, recalibrado para utilizar gasolina e etanol. O motor 1.6 THP Flex estreou no Brasil no final de 2014, no sedã médio Citroën C4 Lounge. No 308 Griffe, ele desenvolve os mesmos 173 cv com etanol e 166 cv com gasolina a 6.000 rpm e 24 kgfm de torque com gasolina/etanol entre 1.400 rpm e 4.000 mil rpm. A transmissão automática de seis velocidades, com opção de troca sequencial na alavanca, também foi atualizada e ganhou a função Eco, de olho na almejada economia de combustível.

O novo desenho da dianteira incorporou a atual identidade da marca, pontuada pela grade com uma grossa moldura cromada, com o logo do leão encravado no centro e faróis com novo formato. Os nichos dos faróis de neblina receberam um feixe de LEDs acima das luzes comuns, utilizadas como luzes diurnas. Na traseira, as lanternas são do mesmo formato, mas com nova distribuição na posição dos LEDs. Nas laterais, as rodas de 17 polegadas têm novo desenho. Por dentro, as alterações são sutis, como o volante com base reta. Não há grandes novidades também na lista de equipamentos. O hatch já vem de fábrica com controle de estabilidade e tração, seis airbags, faróis de xênon, revestimento interno de couro e central multimídia com tela de sete polegadas como itens de destaque. A conta não é barata. O 308 Griffe THP custa R$ 84.490.

Ainda assim, tem um bom custo/benefício e, aparentemente, suas mudanças foram bem-vindas. O segmento de hatches médios caiu impressionantes 38,4% na comparação do primeiro quadrimestre de 2015 com o mesmo período de 2016. Só que o modelo da Peugeot perdeu “apenas” 7,8% nas vendas. Isso fez com que a participação do modelo no segmento subisse de 6,6% para 9,8%. Ele ainda vende menos no total, mas está crescendo no retrovisor dos rivais diretos. (Fábio Perrotta Jr/AutoPress)

  • À FRANCESA - O Peugeot 308 está agora com um visual novo, principalmente na dianteira, mais elegante que esportivo. O hatch é equipado com motor 1.6 litro THP turbo flex, que gera até 173 cv  / Fotos: Jorge Rodrigues Jorge - Autopress
    À FRANCESA - O Peugeot 308 está agora com um visual novo, principalmente na dianteira, mais elegante que esportivo. O hatch é equipado com motor 1.6 litro THP turbo flex, que gera até 173 cv / Fotos: Jorge Rodrigues Jorge - Autopress

PONTO A PONTO

Desempenho – A conversão do motor 1.6 THP em flex deu mais vigor ao 308. O funcionamento é suave e linear, com os giros subindo rapidamente ao pressionar o pedal do acelerador. Os 24 kgfm de torque estão disponíveis a partir dos 1.400 giros, o que aumenta a sensação de força. O desempenho anima à primeira vista, mas com o tempo, passa a se tornar apenas um carro com bom fôlego e que permite manobras ágeis. O casamento do motor e do câmbio automático de seis marchas é bom, mas faltam aletas no volante para mudanças manuais. As trocas automáticas, no entanto, são feitas sem trancos e no tempo certo. Nota 9

Estabilidade – O hatch teve o conjunto de suspensão retrabalhado para filtrar melhor as imperfeições das ruas sem comprometer a estabilidade em curvas mais acentuadas. Isso também contribuiu para a redução dos ruídos na cabine. Nota 8

Interatividade – A ampla área envidraçada contribui muito para a visibilidade do 308. Os comandos multifuncionais são bons, mas poderiam ser mais práticos se fossem posicionados diretamente no volante, no lugar das hastes adicionais. A central multimídia agora é integrada ao painel e conta com tela de sete polegadas e tecnologia de espelhamento da tela do celular diretamente na central. Há ainda Apple CarPlay e HD interno com capacidade de 16 Gb. A versão também traz um novo modo ECO, que prioriza o regime de funcionamento do motor em baixas rotações. Nota 8

Consumo – O InMetro não avaliou o 308 THP, porém o sedã 408, com o mesmo motor e que pesa praticamente o mesmo, foi bem nos testes da entidade. O três volumes consome 7,3/9,2 km/l na cidade/estrada com etanol. Já com o tanque abastecido com gasolina, fica em 10,6/13 km/l nas mesmas condições. O resultado rendeu nota A na categoria e C na geral. Nota 8



Tecnologia – O 308 ainda está em sua primeira geração no Brasil, mas sua plataforma ainda oferece boa rigidez, o interior tem bom espaço e traz uma vasta lista de equipamentos. Há central multimídia, seis airbags e teto solar panorâmico. Mas o ponto alto da versão Griffe é mesmo o conjunto mecânico. O motor 1.6 THP foi mexido recentemente para adotar tecnologia flex e deixa o hatch com desempenho acima da média. Nota 8
Conforto – Os bancos receberam novas espumas, mais macias no assento e firmes nas abas laterais, ajudando a segurar o corpo em curvas. O teto de vidro, além de charmoso, amplia a sensação de espaço. A suspensão foi reajustada e filtra melhor as imperfeições das ruas, ao contrário da versão anterior, que sofria um pouco com os buracos. Nota 8

Habitabilidade – Há diversos lugares para guardar os objetos pessoais do motorista e outros passageiros. O porta-malas carrega 343 litros, boa capacidade para a categoria. Mas a boca do compartimento muito alta dificulta o transporte de objetos pesados ou volumosos. Nota 7

Acabamento – O interior da versão Griffe mantém o padrão de boa qualidade e bom gosto, típicos da marca francesa. O acabamento é caprichado, com um grande aplique de plástico com material emborrachado no painel, encaixes perfeitos e sem rebarbas. O couro dos assentos e do volante é de qualidade e agradável ao toque. Nota 9

Design – O desenho do 308 é novo, principalmente na dianteira. A repaginada no visual inclui para-choques reformulados, luzes diurnas em LED, nova grade do radiador em posição elevada e rodas exclusivas na configuração Griffe. As lanternas de LEDs de segunda geração contam com o mesmo desenho, porém a posição das luzes foi alterada. As linhas seguem harmônicas, com a dianteira levemente mais ousada. O visual, que já aparentava algum “cansaço” diante da concorrência, se beneficiou com as mudanças. Nota 7

Custo/beneficio – Se for comparado aos outros hatches do segmento, o 308 Griffe é uma opção vantajosa. Os R$ 84.490 cobrados assustam de cara, mas diante do valor de seus rivais, com pacote de equipamentos equivalentes, o preço logo parece um bom negócio. Um Fiat Bravo T-Jet, apesar de só ter câmbio manual, custa R$ 95.342 equipado à altura. Já o Volkswagen Golf 1.4 TSI, com opcionais que se aproximam do 308 THP, chega a ultrapassar R$ 105 mil. O líder do segmento, o Ford Focus, custa R$ 86.890 na versão SE Plus, mas tem dois airbags a menos e um sistema multimídia mais simples. Nota 8

Total – O Peugeot 308 THP somou 80 pontos em 100 possíveis.

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