Novo XC90 mira SUVs top de linha - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
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Novo XC90 mira SUVs top de linha

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Totalmente reestilizado, modelo da Volvo esbanja tecnologia para incomodar a concorrência no mercado de alto luxo

No Salão de Paris do ano passado, a Volvo exibiu o primeiro produto totalmente novo: a segunda geração do XC90. O utilitário esportivo de sete lugares chega agora ao Brasil com a missão de reforçar a imagem de luxo da fabricante sueca por aqui. O objetivo é brigar pela fatia mais elitizada do mercado automotivo nacional com as alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz e a inglesa Land Rover. A renovação em relação ao utilitário esportivo lançado em 2003 foi expressiva.

O novo XC90 preserva o visual sério e elegante, mas acrescenta algumas pitadas de modernidade. Os faróis são em LED e formam um desenho que lembra um “T” deitado (o criativo marketing da Volvo afirma que o grafismo dos LEDs remete ao “martelo de Thor”). Na nova grade, o logotipo da Volvo continua alinhado com o friso diagonal. Na traseira, as lanternas verticais foram remodeladas e fazem lembrar duas foices invertidas.

No interior, o XC90 expressa uma elegância minimalista, sem exageros, típica da escola escandinava de design. A Volvo optou por um ambiente mais aconchegante, com poucos botões. Muitas funções dos comandos de áudio, telefone, navegador GPS e ar-condicionado estão concentradas no monitor de LCD de nove polegadas, instalado no centro do painel. O painel de instrumentos de 12,3 polegadas é digital. Nos revestimentos, o couro de alta qualidade, as madeiras com desenho artesanal e os detalhes em alumínio se harmonizam. Os bancos de couro são totalmente novos e os dianteiros disponibilizam regulagem elétrica com memória. Os assentos da segunda e terceira fileira são deslizantes e reclináveis. O arcondicionadoé de quatro zonase o teto solar é panorâmico.

Na Europa, o XC 90 tem disponíveis dois motores a gasolina e um a diesel, todos 2.0 litros. Para o Brasil virá inicialmente apenas a opção a gasolina, o T6 da família E-Drive. Usa turbo e compressor unidos para despejar 320 cv e torque de 40,7 kgfm. Todas as versões são equipadas com transmissão automática de oito velocidades e tração integral.

Mas foi nos equipamentos que a Volvo marcou a “evolução da espécie”. O novo XC90 traz níveis de tecnologia e sofisticação jamais atingidos por um veículo da marca, principalmente na versão “top” Inscription. É o primeiro SUV de luxo vendido no Brasil com tecnologia semiautônoma de auxílio ao motorista. Sensores e câmaras monitoram as faixas das vias e o veículo à frente no trânsito, enquanto o sistema comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante em curvas leves, em velocidades de até 50 km/h. Acima disso, o sistema torna-se um controle de cruzeiro adaptativo, com assistência automática de freio e acelerador. O Sistema de Alerta de Mudança de Faixa corrige o volante se o carro estiver invadindo a faixa, enquanto o Sistema de Alerta ao Motorista detecta e avisa condutores desatentos.

Os freios são acionados automaticamente caso o motorista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário. O SUV da Volvo detecta um potencial choque e freia sozinho, tanto para evitar a colisão como para reduzir as conseqüências do acidente. Para alegria dos “puristas”, todos os sistemas de auxílio semiautônomo podem ser desativados. Em termos de entretenimento, o destaque da versão topo de linha é o sistema de som Bowers & Wilkins, que é de altíssima qualidade, com 1.400 watts e 19 alto-falantes.

A intensa carga de tecnologia embarcada no XC90 confere ao motorista uma agradável percepção de estabilidade e segurança. No asfalto, o motor oferece retomadas impressionantes e proporciona ultrapassagens seguras. Embora o câmbio automático seja bastante eficiente, ainda há a possibilidade de acionar as marchas manualmente, através da manopla do câmbio.

O isolamento acústico e o equilíbrio do conjunto são tão precisos que é possível manter uma velocidade de cruzeiro de 180 km/h e a impressão de quem está a bordo é que se está a 100 km/h. Na versão Inscription, dotada do Chassi Four-C, o sistema de suspensão por bolsas de ar reforça a capacidade de adaptação do veículo às diferentes condições da pavimentação. Nos trechos off-road, o SUV sueco também mostrou bravura e seguiu viagem sem resfolegar. No fim das contas, a conclusão é que o XC90 pode dar trabalho à concorrência. (Luiz Humberto Pereira/AutoPress)



  • Volvo XC90
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Desempenho – O XC90 é um utilitário esportivo que consegue fazer bonito em termos de performance, tanto como utilitário, quanto como esportivo. O motor 2.0 de 320 cv se entende bem com o câmbio de oito velocidades e tração integral. Juntos, dão conta de mover o SUV de mais de duas toneladas com insuspeito desembaraço nas estradas, ruas ou trilhas. Segundo a Volvo, o XC90 sai da imobilidade e chega a 100 km/h em 6,5 segundos e tem velocidade máxima de 230 km/h. Nota 9

Estabilidade – O equilíbrio do XC90 nas retas e curvas em alta velocidade é realmente impressionante, principalmente levando em consideração que se trata de um utilitário esportivo, com centro de gravidade elevado. Em qualquer piso, nas retas e curvas, a percepção de segurança a bordo do XC90 é grande. A versão Inscription também traz o Chassi Four-C, com o sistema de suspensão por bolsas de ar. Nos modos de condução, é possível ajustar a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso. A altura da carroceria também pode ser alterada para funções específicas, como a de carga do porta-malas. Nota 10

Interatividade – Por meio de um seletor no console central, o motoristapode escolher seu modo de condução: Comfort, Eco, Dynamic e Off Road. Cada seleção oferece um ajuste específico para motor, transmissão, direção, economia de combustível e até mesmo o layout do painel. O interior é elegante, com poucos botões. Talvez por isso, acessar algumas das informações do computador de bordo pode parecer um pouco complicado. A tela sensível ao toque se transforma na principal interface de controle que substitui quase todos os botões, com exceção de algumas funções como volume, play e pause, pisca-alerta e aquecedores de bancos. Com o uso, na grande maioria das situações, os comandos do SUV se revelam intuitivos. Nota 9

Consumo – A Volvo informa um consumo – não aferido – em percurso combinado, urbano e estrada, de até 12,5 km/l. É ver para crer. Nota 7

Conforto – A suspensão do Volvo XC90 é uma eficiente obra de engenharia automotiva. A combinação do conjunto suspensivo bem acertado com os bancos anatômicos e confortáveis torna as viagens no XC90 bem agradáveis. Os generosos espaços e a qualidade dos revestimentos reforçam esse aspecto aconchegante e requintado do novo Volvo. Nota 10

Tecnologia – A Volvo considera o XC90 o modelo mais seguro e tecnológico que já produziu. O carro traz sistemas inéditos como o controle de cruzeiro adaptativo com assistente de condução, que controla freio, acelerador e a direção do carro em situações de trânsito, além da nova geração do City Safety, que detecta carros, pedestres e ciclistas até mesmo no escuro. Agora, o sistema também freia automaticamente em cruzamentos, se detectar um carro vindo no sentido contrário. Na versão Inscription, o excepcional som Bowers & Wilkins simula, dentre outros ambientes, a sala de concertos da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo. Um abuso. Nota 10

Habitabilidade – O Volvo XC90 se propõe a levar sete pessoas com conforto. Os lugares da terceira fileira, ao contrário do que ocorre em alguns modelos de sete lugares, não parecem improvisados. E efetivamente servem para levar adultos com conforto, desde que não sejam altos demais. Como qualquer utilitário esportivo, o XC90 é um veículo alto, o que facilita o acesso ao interior. E é possível acessar os bancos da terceira fileira sem maiores contorcionismos. Nota 9

Acabamento – Trata-se do Volvo mais requintado jamais produzido. Elegância e bom gosto são fáceis de perceber em cada detalhe. Alto padrão. Nota 10

Design – O XC90 é um modelo de design externo sóbrio e rústico, mas bastante simpático e elegante. Seu estilo um tanto quadradão inspira robustez. Por dentro, o visual denota mais requinte e modernidade. Até um certo “orgulho cívico” é revelado



pelas bandeirinhas azuis com uma cruz amarela que aparecem junto ao nome do carro, na tampa do bagageiro, e em uma pequena etiqueta nos bancos de couro. Para

uma marca controlada por um grupo chinês, reafirmar sua origem sueca em pequenos detalhes pode ser uma boa estratégia de marketing, principalmente para quem pretende crescer no segmento de automóveis de luxo. Nota 8

Custo/Benefício – O XC90 não é barato. A Volvo confirmou que o preço no Brasil será R$ 319 mil na versão Momentum e R$ 363 mil na versão Inscription. Mas tais valores o tornam competitivo em relação aos SUVs de luxo concorrentes. Nota 6

Total – O Volvo XC90 somou 88 pontos em 100 possíveis.

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