Mogi abre o Festival de Dança na quinta-feira - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           CADERNO A - CAPA

Mogi abre o Festival de Dança na quinta-feira

Caderno A - Capa

BELEZA E LEVEZA  O Cemforpe será palco da apresentação das 300 coreografias inscritas no Festival Mogi das Cruzes em Dança. (Foto: Divulgação)

BELEZA E LEVEZA O Cemforpe será palco da apresentação das 300 coreografias inscritas no Festival Mogi das Cruzes em Dança. (Foto: Divulgação)

CÉLIA SATO
Nesta semana, a partir de quinta-feira, a Cidade será palco do Festival Mogi das Cruzes em Dança. Bailarinos de várias cidades brasileiras participam da 10ª edição do evento comandado pela bailarina, professora e coreógrafa Regina Cunha. São 300 coreografias inscritas, um número bem superior ao do ano passado.

Nos cinco dias do festival, as dependências do Cemforpe, no Nova Mogilar, devem receber um público recorde, afinal, mais de mil bailarinos subirão ao palco para as apresentações que começam na quinta-feira e prosseguem até domingo. A expectativa é grande tanto para a organizadora quanto para os participantes.

Nesta edição, revela Regina Cunha, a Cidade receberá bailarinos de Minas Gerais, Goiás, São Paulo. Eles virão de cidades como Caldas Novas, Tatuí, Peruíbe, São José do Rio Preto, entre outras da Grande São Paulo. “Mogi já é referência também em dança”, resume a organizadora e idealizadora do evento, que faz parte do calendário oficial da Cidade e tem o aval da Secretaria Municipal de Cultura.

O Festival Mogi das Cruzes em Dança conta também com a presença de professores da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, que farão a pré-indicação para bolsas de estudo em sua unidade de Joinville. Também estarão no júri do festival e farão workshop durante o evento.

Além dos workshops de dança, os dançarinos terão a opção neste ano de aprender técnicas de maquiagem com Felipe Moreira, o mogiano premiado, vencedor do reality do GNT. Esse curso é uma das novidades desta edição do festival.

Regina Cunha também destaca duas companhias convidadas, que farão três apresentações dentro da programação do evento. A Cia. Tentáculo mostará números de contemporâneo enquanto o balé clássico ficará por conta da Cia. Circuito de Dança Clássica Jolles Salles.

A Cidade recebe também, dentro do próprio festival, uma leva de bailarinos de várias partes do País em busca da seleção para a Escola Bolshoi. A equipe de professores promove aula nas dependências do Cemforpe entre os inscritos especialmente a esta finalidade, para a pré-indicação. O número de inscritos, neste caso específico, a organização só terá conhecimento na véspera do evento.

O Festival Mogi das Cruzes em Dança tem, ainda, uma ação de cunho social, que é a arrecadação de agasalhos como ingresso ao evento. Depois, as peças são encaminhadas às entidades assistenciais de Mogi das Cruzes e Região.



Enfim, o objetivo é dar oportunidade a grupos de dança independentes e a dançarinos em geral e ainda oferecer a chance de se apresentarem e serem avaliados por mestres da arte da dança, destaca Regina Cunha, responsável também pela escola de dança Regina Ballet, que é referência na Cidade e Região. O festival conta com o apoio cultural de O Diário.

Serviço

Festival Mogi das Cruzes em Dança

22 de junho, às 19 horas

23 de junho, às 19 horas

24 de junho, às 15 e 19 horas

25 de junho, às 15 horas

Palco do Cemforpe

Rua Antenor Leite da Cunha, 55, Nova Mogilar



Ingresso: doação de agasalho

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone