Mercedes GLA une luxo e diversão

A Mercedes-Benz caminha na contramão do mercado nacional de automóveis. A queda geral é de 19,8%, enquanto a marca alemã encerrou o primeiro semestre de 2015 com recorde de vendas e crescimento de 50,7%. Parte dessa conquista é creditada ao bom desempenho do GLA, que emplacou 1.880 unidades no período e ganhou versão intermediária em abril, a 250. Com visual esportivo e disposto a conquistar mais consumidores na faixa dos 40 anos, o crossover ainda conseguiu uma configuração com “look” similar ao dos produzidos pela divisão raivosa da marca, a AMG. Trata-se do GLA 250 Sport. Já no ano que vem entrará em produção nacional, junto com o Classe C, na fábrica que a marca inaugurará em Iracemápolis, no interior de São Paulo.
Sob o capô, está o conhecido propulsor 2.0 litros turbo de 211 cv a 5.500 rpm e 35,7 kgfm de torque entre 1.200 e 4.000 giros, usado em diversos modelos da Mercedes no Brasil. O trem de força é sempre completado com a uma transmissão automatizada de sete marchas e duas embreagens. O conjunto é capaz de levar o GLA 250 de zero a 100 km/h em 7,2 segundos e atingir 235 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente. A tração é dianteira.

A intenção é competir com a versão de topo do Audi Q3, o Land Rover Evoque e o BMW X1. Para isso, o GLA 250 Sport tem uma lista extensa de itens de série. Em termos de segurança e tecnologia, há assistente de partida em subidas, controles automáticos de estabilidade e tração, seis airbags, bancos dianteiros elétricos e com memória, sistema que monitora o comportamento do motorista, chave presencial, faróis bixenônio com limpadores e luzes diurnas de LED, alerta em sinais de desatenção e função “hold”, que dispensa o pé fixo no pedal do freio em paradas rápidas.

O sistema start/stop auxilia na economia de combustível e o entretenimento a bordo fica por conta da central multimídia com rádio, navegador GPS, Bluetooth, entrada USB, conexão com internet – através de um smartphone com rede de dados – e memória de 10 GB. As manobras são facilitadas pela câmara de ré, mas quem quiser ainda pode optar pelo uso do “park assist”, que estaciona o veículo praticamente sem a interferência do motorista.

A estética da versão Sport tem um charme extra em relação às mais baratas do GLA: recebe um toque da AMG. O crossover ganha o kit visual da divisão esportiva da marca, que leva para-choque dianteiro com entradas de ar mais largas, rodas exclusivas de 19 polegadas e pequenas aberturas do para-choque traseiro para a passagem de ar. Por dentro, o acabamento também se difere, com revestimento dos bancos em Alcantara e detalhes cromados, aliados às costuras avermelhadas dos bancos, volante e painéis das portas. O preço do GLA Sport é de 189.900, R$ 17 mil a mais que a 250 Vision, com o mesmo trem de força.

 

O preço é alto, mas se encaixa bem na proposta de configuração intermediária do SUV alemão. A configuração de entrada, a GLA 200 Style, parte de R$ 128.900. Já a mais cara, a GLA 45 AMG 4M – com a assinatura da divisão esportiva e 360 cv de potência – é vendida a 298.900. Na concorrência, quem mais se aproxima de seus valores é o Audi Q3, que começa em R$ 127.190 e pode chegar até R$ 285.190 na configuração RS. A BMW oferece menos potência e torque em sua versão de topo e seus preços no X1 variam entre R$ 137.950 e R$ 158.950.

Mas o mais vendido entre os crossovers premium é justamente o modelo que não conta com motorizações menores. O Land Rover Range Rover Evoque só sai das concessionárias a partir de R$ 197.500, com motor de 2.0 turbo de 240 cv. De qualquer forma, a julgar pelas análises dos especialistas no setor automotivo, o mercado de luxo ainda tem muito a crescer no Brasil. E a Mercedes trabalha em uma faixa de preços que pode atrair consumidores com prioridades e poder aquisitivo diferentes. (Márcio Maio/AutoPress)

 

 

PONTO A PONTO

Desempenho – O motor 2.0 do GLA 250 entrega 211 cv a 5.500 rpm e torque de 35,7 kgfm entre 1.200 rpm e 4.000 rpm. Na prática, o propulsor garante acelerações vigorosas desde as arrancadas até as ultrapassagens e retomadas. A transmissão automatizada de dupla embreagem de sete velocidades tem trocas rápidas e imperceptíveis, existindo ainda opção de mudanças manuais nos volante. E não falta força em nenhum momento. O zero a 100 km/h em 7,2 segundos expressa bem a esportividade do crossover. Nota 9

Estabilidade – O GLA 250 é bem grudado ao chão. Não há torções e o carro está sempre equilibrado, seja numa reta de estrada ou em caminhos mais sinuosos enfrentados em velocidades altas. A direção tem peso correto e ganha mais firmeza quando o crossover é levado ao limite. Os controles eletrônicos de estabilidade e tração estão ali, mas quase não precisam se manifestar, a não ser que se trate de um motorista realmente abusado. Nota 9

Interatividade – Os comandos ficam todos nos lugares clássicos e ao alcance do motorista. É preciso apenas algum tempo para se ganhar intimidade com as inúmeras funções oferecidas pelo carro. Nos minutos iniciais de contato, talvez a transmissão no volante cause estranheza. Mas, em pouco tempo, é fácil se acostumar. A central multimídia de sete polegadas é recheada de funções, mas o uso não é tão intuitivo. Nota 8

Consumo – O Mercedes-Benz GLA 250 foi avaliado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro e registrou 9,7 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada. Os números renderam nota C na classificação geral e dentro de sua categoria, com consumo energético de 2,09 MJ/km. Nota 5

Conforto – O GLA é bastante amplo, com bom espaço para pernas e cabeças. Apesar da suspensão não ser macia, somente os buracos mais fundos são capazes de trazer desconforto ao interior. Nisso, também ajudam os bancos extremamente aconchegantes, com apoio lombar e abas bem proeminentes, que seguram com eficiência o corpo dos passageiros dianteiros nas curvas. Nota 9

Tecnologia – O GLA 250 tem luzes de freio adaptativas, função “hold” – que imobiliza o carro em paradas temporárias, como nos semáforos, sem precisar manter o pé no freio -, assistência de partida em aclives, “park assist”, que estaciona o veículo em vagas transversais e paralelas, central multimídia com sistema de navegação GPS e acesso à internet por Bluetooth, memória de 10 GB para arquivos de áudio e outros aparatos que impressionam. Nota 9

Habitabilidade – Os porta-objetos são bons e o porta-malas abriga 421 litros. O GLA 250 não chega a ser tão espaçoso quanto um SUV médio, mas abriga bem quatro ocupantes. No caso de um quinto elemento, como na maior parte dos modelos com suas proporções, os passageiros de trás podem sentir algum aperto. Nota 8

Acabamento – Os acabamentos cromados e costuras vermelhas agradam já no primeiro contato com o modelo. A sofisticação impera no habitáculo na versão Sport avaliada. Os materiais são todos aparentemente de qualidade exemplar e conseguem, além de transmitir robustez, proporcionar suavidade ao toque das mãos em quase todas as áreas. Há uma atmosfera de modelo premium em todos os cantos. Nota 9

Design – As proporções do GLA enganam. Tem linhas de um hatch comum, mas na prática se mostra um eficiente crossover executivo compacto. Na versão 250 Sport, ganha o kit visual AMG, que introduz para-choque dianteiro com entradas de ar mais largas, rodas exclusivas de 19 polegadas e uma saída de ar que ajuda a refrigerar os freios. O excesso de vincos no capô, laterais e teto expressam a vertente “nervosa” de seu motor. Nota 9

Custo/benefício – O Mercedes-Benz GLA 250 Sport sai das lojas por R$ 189.900. A Audi cobra R$ 190.190 no Q3 Ambition, com 220 cv e zero a 100 km/h em 6,4 segundos, 0,8 segundo a menos que o GLA. A BMW não traz atualmente para o Brasil o X1 com 248 cv por causa do face-lift revelado pela marca no mês passado. A topo de linha deles é a xDrive 20i GP Teto, a R$ 158.950, mas com motor de 186 cv e torque de 27,5 kgfm. Já o Land Rover Range Rover Evoque só está disponível em motor 2.0 a gasolina de 240 cv ou 2.2 diesel de 190 cv. Os preços começam em R$ 197.500 e chegam a R$ 281 mil. O GLA 250 Sport oferece desempenho e requinte por um valor que, no Brasil, só tem mesmo como concorrente direto o Audi Q3 Ambition. Nota 7

Total – O Mercedes-Benz GLA 250 Sport somou 82 pontos em 100 possíveis.

Auto Press

Deixe seu comentário