Mães empreendedoras são seu foco - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           CIRCUITO

Mães empreendedoras são seu foco

Circuito

Luciana Neves é consultora, palestrante, mentora, facilitadora, de pequenas e médias empresas e professora. (Foto: Eisner Soares)

Luciana Neves é consultora, palestrante, mentora, facilitadora, de pequenas e médias empresas e professora. (Foto: Eisner Soares)

Quando criança, Luciana Neves Santos já gostava de administrar: brincava de vender os cosméticos que via nos catálogos da mãe e fingia que a despensa era um supermercado. Começou a trabalhar cedo, aos 16 anos, num consultório médico. Depois disso, entrou para o hoje extinto Banco de Crédito Nacional (BCN), e trabalhou 6 anos como caixa. Quando teve a oportunidade, passou a ministrar treinamentos pelo banco, e tomou gosto pela área. Ela conta que o maior desafio de sua vida foi empreender e ser mãe ao mesmo tempo, duas tarefas solitárias.

A mogiana é técnica em Nutrição pela Etec e bacharel em Administração pela UMC. Em 2000 se especializou em planejamento estratégico de marketing pela Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM), em São Paulo. Nesta época, começou a prestar alguns serviços para o Sebrae, ainda conciliando os cursos com o trabalho de operadora de caixa no banco. Depois disso, formou-se em Consultoria Interna de Recursos Humanos pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie e se mudou para a capital, para dar treinamentos no Departamento de Pessoa Jurídica do BCN.

Em 2004, com o nascimento de Pedro, Luciana retornou à Mogi, se dedicando à ministração de cursos de marketing, empreendedorismo e recursos humanos em cidades do interior de São Paulo pelo Sebrae. Como ela tinha de ficar hospedada nas cidades onde os cursos aconteciam, passou a viajar com o filho recém-nascido e uma babá.

Apaixonada por educação empreendedora e comportamental, há 10 anos Luciana resolveu entrar no ramo com a própria empresa, a Metamorfose Consultoria. Mais tarde, em 2011, ela se tornou docente, dando aulas em matérias como Psicologia Organizacional, na UMC, e Gestão e Sucessão Empresarial, na Universidade Braz Cubas (UBC).

Luciana sabe, por experiência própria, que empreender não é algo simples. Ela aplica treinamentos e dá consultorias para auxiliar nessa tarefa. Além disso, também desenvolve mentorias, técnicas para levar conhecimento aos empresários iniciantes. Em startups, a consultora ensina meios para que os negócios prosperem. Outro projeto desenvolvido por ela é o de outplacement, solução profissional para casos de demissão em massa, onde instrui os demitidos para que se recoloquem no mercado de trabalho ou se tornem empreendedores.

Aos 42 anos, contribuir para o desenvolvimento de empresários não é o suficiente para Luciana. Motivada pela própria história, ela pesquisou sobre o empreendedorismo materno e elaborou a palestra “Virei mãe, empreendi: e agora?”, que culminou em encontros para compartilhar experiências. O 1º Café Metamorfose de Ideias para Mães Empreendedoras aconteceu no início deste mês, com cases de mães empreendedoras, palestras e mentorias.

Envolvida em tantos projetos, a consultora mogiana pensa em iniciar um mestrado em empreendedorismo. Ela também quer realizar um desejo de infância e aprender a andar de bicicleta. No tempo livre, Luciana gosta de passear com o filho, o marido e as enteadas, e também não resiste a um barzinho com boa música ao vivo.

Para 2018,ela programa o lançamento de um livro que contará histórias das viagens que fazia com o filho Pedro, no início da carreira. Para ela, ajudar mães é ajudar famílias inteiras, e por isso reunirá dicas de como empreender e planejar, para que mais mães se encorajem a criar o próprio negócio. (Heitor Herruso – Especial para O Diário)



Curto-Circuito
Viver em Mogi é… ainda tranquilo

O melhor da Cidade é… a facilidade de ir e vir

E o pior? A falta de união

Sinto saudade… da minha avó, minha época de faculdade e de alguns amigos

Encontro paz de espírito… em casa e em família

Pra ver e ser visto… Ilha Grande e tudo que desejar

Meu prato preferido é… pão…rs… Adoro um pãozinho quentinho

Livro de cabeceira… Evangelho – Segundo Espiritismo

Peça campeã de uso do meu guarda-roupa? Calça Jeans



O que não tem preço? Estar em paz com você

Uma boa pedida é… uma cerveja com os amigos

É proibido…desigualdade e violência

A melhor festa é… da casa do Regis e desfilar no Carnaval.

Convite irrecusável… um bom show

O que tem 1001 utilidades? A vida

Meu sonho de consumo é… mobilizar pessoas para empreender e desenvolver um projeto focado em empreendedorismo social.

Qual foi o melhor espetáculo da minha vida? Criar meu filho e agora poder dividir a minha experiência entre maternar e empreender empoderando mães e mulheres neste propósito.

Cartão-postal da Cidade… As luzinhas da cidade vista da Mogi Dutra

O que falta na Cidade? Diversão e arte

Qual é a química da vida? Ser você,simplicidade, vencer os seus medos e metamorfosear…

Deus me livre de… maus pensamentos

 

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone