Leitura Dramática traz texto inédito de Armando Sérgio - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           CADERNO A - CAPA

Leitura Dramática traz texto inédito de Armando Sérgio

Caderno A - Capa

Uma peça inédita do professor de teatro Armando Sérgio da Silva será a atração do TEM Leitura Dramática nesta terça-feira, no Casarão do Carmo. Este evento conta com o apoio do Entremeio Literário que cedeu o espaço para a sua realização. Autor de livros como Uma Oficina de Atores e do Oficina: do Teatro ao Te-ato, e de algumas peças montadas por alunos da EAD (Escola de Artes Dramáticas), o mogiano Armando Sérgio dedicou a vida ao teatro, especialmente como professor, função que ainda exerce na icônica ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP (Universidade de São Paulo).

A peça, em um só ato, chama-se ‘Talk Show’ e vai apresentar os atores Amair Padgurschi e Miguel Colella Neto lendo as falas dos personagens Amanda Bücker e Jofre Sampaio, sob a direção do próprio autor. Integrantes do TEM (Teatro Experimental Mogiano) desde seu início, o grupo tem feito ensaios para garantir uma leitura emocionante e adequada do texto que apresenta certa complexidade interpretativa.

O ‘Talk Show’ é um programa de entrevistas como o nome indica e começa com a chegada triunfal da atriz Amanda Bücker aos estúdios onde a entrevista, com plateia e claque ao vivo, será realizada. Afastada dos holofotes há alguns anos, a atriz conta parte de sua infância e vai se deixando levar pela emoção das lembranças de sua carreira, revivendo personagens que levou aos palcos como Alma, da peça ‘Summer and Smoke’, de Tennesse Willians; Tatiana, de ‘Pequenos Burgueses’, de Gorki, ou ‘Estragon’, de Samuel Beckett.

A naturalidade e a força das recordações, incrementadas por trechos e falas originais de cada um destes clássicos, faz com que, inclusive o apresentador, fã confesso da atriz que entrevista, entre na viagem e interprete trechos de ‘Esperando Godot’ como Vladimir ou Joe, de Sunset Boulevard de Billy Wilder, abandonando a personagem Norma, uma atriz triste e decadente, cujas características vão se mesclar cruelmente com as da amargurada Amanda Bücker.
Escrita no Carnaval de 1998, ‘Talk Show’ traz referências importantes da história do teatro “e de montagens nacionais que ajudaram a fazer o nome de Cacilda Becker, Fernanda Montenegro e Irene Ravache”, como ressalta Armando Sérgio.

Ele já dirigiu os atores Miguel Colella Neto e Amair Padgurschi há muitos anos na peça ‘O Espião’ e diz que se sente confortável e seguro dos resultados que eles trarão em ‘Talk Show’ já que “são dois de meus atores preferidos”.
“A leitura dramática é uma fase antecessora da montagem de uma peça e uma maneira de o público tomar conhecimento de um texto ao vivo com certo grau de interpretação”, ensina o professor Armando Sérgio, garantindo que o exercício é muito interessante não só para os atores como para as pessoas que têm a oportunidade de assistir a atividade. Na leitura caberá ao ator Rogério Moura a leitura das rubricas, indicações de cenas que esclarecem o que está sendo lido pelos atores.

A leitura da peça ‘Talk Show’ acontece no Espaço Clarice Jorge do Casarão do Carmo, à Rua José Bonifácio, 516, com entrada gratuita.

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone