Hospital de Braz Cubas recebe selo de assistência segura - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           CIDADES

Hospital de Braz Cubas recebe selo de assistência segura

Cidades, QUADRO DESTAQUE

Para conquistar o selo de qualidade, a unidade de saúde passou por auditoria, (Foto: Edson Martins)

Para conquistar o selo de qualidade, a unidade de saúde passou por auditoria, (Foto: Edson Martins)

LARISSA RODRIGUES
Os pacientes do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas, contam agora com a garantia de assistência segura, gestão integrada entre os setores, melhoria nos processos e a melhoria contínua. Isso porque a unidade de saúde atendeu a todos os requisitos da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e recebeu a certificação “Acreditado Pleno”. A cerimônia de entrega de certificação, na manhã desta terça-feira (12), no Teatro Vasques, contou com a presença do prefeito Marcus Melo (PSDB) e do secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, o Téo, que destacaram que o selo é de grande importância para Mogi.

“Esta certificação é um reconhecimento do trabalho do Hospital Municipal que tão bem atende a Cidade. Os médicos, enfermeiros e todos os colaboradores passam por um procedimento de capacitação e de boas práticas, seguindo um fluxo das atividades, um manual que precisa ser cumprido por todos e este reconhecimento traz mais segurança ao hospital e melhor atendimento aos pacientes”, afirmou Melo. A ONA 2 – Acreditado Pleno somente é concedida ao hospital que atende aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas, o que inclui aspectos estruturais e assistenciais, além da utilização de processos integrados e plena comunicação entre as atividades.

Para o secretário, conseguir se organizar para consolidar a certificação foi uma grande conquista, já que isso demanda tempo. “Vivemos um dia a dia muito intenso na saúde e parar pra conseguir ter um pouco de organização, por mais simples que pareça, é realmente muito difícil. Mas nos organizarmos e validarmos o que estamos fazendo com uma certificadora de cunho internacional é realmente importante para nós. Primeiro que nos dá ainda mais convicção de que estamos no caminho certo e segundo porque deixa o Hospital Municipal ainda mais seguro”, avalia Cusatis.

Para conquistar o selo de qualidade, a unidade de saúde passou por auditoria, em junho deste ano, da Fundação Vanzolini, uma das Instituições Acreditadoras Credenciadas (IAC) pela ONA. A auditoria é realizada tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação.

Cusatis acredita que o próximo passo seja conquistar a ONA 3, que diz respeito à área de procedimentos de alta complexidade e inovação hospitalar. “O que dificulta é a falta de recursos, mas o Hospital e a Secretaria Municipal de Saúde têm trabalhado para buscar esta inovação”, finalizou.

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone