Fotografia e teatro são suas paixões - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           CIRCUITO

Fotografia e teatro são suas paixões

Circuito

Mogiano Claudinei Nakasone conseguiu o feito de unir as duas coisas: é de sua autoria o livro “O Tapa no Arena: Repertório em Imagens”, que mostra o grupo em encenações no palco de SP

Claudinei Nakasone

Foi aos 18 anos, em 1989, que o mogiano Claudinei Nakasone descobriu suas paixões. Naquele ano ele ingressou no curso de Publicidade e Propaganda, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Na segunda semana de aulas ficou sabendo que o diretor de teatro e professor da faculdade, Adamilton Andreucci Torres, estaria com vagas abertas para um curso destinado a

quem desejava atuar. O grupo em questão era o Teatro da Universidade de Mogi das Cruzes (Tumc), onde Claudinei permaneceu por onze anos. Naquele mesmo ano ele ainda começou a participar de um curso de fotografia, também dentro da instituição, e descobriu seu grande amor por esta profissão. Hoje, ele é professor de fotografia há 20 anos e além de dar aulas na UMC, também leciona na Universidade São Caetano do Sul (USCS).

Se quando começou a fazer o curso para aspirantes a atores já estava gostando do teatro, foi após assistir a uma peça que a real paixão foi despertada. Estimulado pelo professor Adamilton foi à São Paulo assistir “Senhor de Porqueiral”, do Grupo Tapa. A companhia de teatro encheu os olhos do professor. Logo em seguida também conheceu a fotografia e se sentiu encantado, principalmente a partir do momento em que viu as fotos serem reveladas. A partir de então, Claudinei não conseguiu mais se desligar de nenhum dos três.

Em 2001 defendeu um mestrado sobre o Grupo Tapa – até então o primeiro projeto acadêmico que falava em âmbito acadêmico sobre a companhia teatral. Durante todo este período – entre 1989 e 2001 – o mogiano sempre esteve muito próximo ao Tapa, sempre registrando diversos espetáculos, ele contabiliza cerca de 30 peças registradas.

Quando fotograva a temporada 2013/2014 do Grupo, Claudinei teve uma ideia: tudo aquilo precisava estar em um livro. Não demorou a montar o projeto e enviar a algumas editoras e o Sesc abraçou a ideia. No próximo sábado será lançado “O Tapa no Arena: Repertório em Imagens”, onde estão registrados, pelas lentes do mogiano, 16 espetáculos da companhia de teatro.

O mestre em artes cênicas, fotógrafo e ator passou também pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (Febasp), a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Faculdade Cásper Líbero (FCL) e pela Universidade Paulista (Unip). Se questionado qual das atividades é a preferida, ele garante não conseguir escolher.

O cinema ainda é mais uma das coisas que o distrai. Quando consegue um tempo livre o mogiano, que mora em São Paulo há 15 anos, não deixa de assistir filmes dos mais variados gêneros. Ele aproveita todos os momentos para consumir arte. (Larissa Rodrigues – Especial para O Diário)



  • PORTA-RETRATO - Com as alunas da UMC
    PORTA-RETRATO - Com as alunas da UMC
  • PORTA-RETRATO - No CCBB, na exposição de Mondrian; na companhia da amiga Eloisa Vitz
    PORTA-RETRATO - No CCBB, na exposição de Mondrian; na companhia da amiga Eloisa Vitz
  • PORTA-RETRATO - Com a mãe Yolanda Benitez Luque Nakasone
    PORTA-RETRATO - Com a mãe Yolanda Benitez Luque Nakasone

CURTO CIRCUITO

Estar em Mogi é…

Entrar em contato com as ruas por onde andei

O melhor da Cidade é…

A família e os amigos

E o pior?

O trânsito

Sinto saudade de…

Assistir filmes no Cine Urupema e Cine Avenida



Encontro paz de espírito…

No cinema

Pra ver e ser visto…

No Centro Cultural de Mogi

Meu prato preferido é…

Feijoada

Livro de cabeceira…

“O Tapa no Arena” – Repertório em imagens, de Claudinei Nakasone, rsrsr

Peça campeã de uso do meu guardaroupa?

Camisa pólo

O que não tem preço?

O silêncio

Uma boa pedida é…

Vinho francês em boa cia.

É proibido…

Atender ao celular no teatro

A melhor festa é…

Com os amigos, bossa, blues e jazz

Convite irrecusável…

Jantar no Terraço Itália em Sampa

O que tem 1001 utilidades?

Minha câmera fotográfica

Meu sonho de consumo é…

Ter mais tempo para fotografar, desenhar e pintar

Qual foi o melhor espetáculo da minha vida?

Vestido de Noiva, do grupo TAPA

Cartão-postal da Cidade…

O fog no inverno

O que falta na Cidade?

Reestruturar o Hospital Santa Casa

Qual é a química da vida?

Beijo

Deus me livre de…

Corrupção

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone