Festival reúne mais de 60 ceramistas - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           CADERNO A

Festival reúne mais de 60 ceramistas

Caderno A, Caderno A - Capa

Durante o 3º Festival da Cerâmica, os visitantes poderão participar de workshops e conferir demonstração feita por ceramistas como Yuuki Nakatani e outros artistas convidados, além de apreciar e adquirir peças em exposição / Foto: Divulgação

Durante o 3º Festival da Cerâmica, os visitantes poderão participar de workshops e conferir demonstração feita por ceramistas como Yuuki Nakatani e outros artistas convidados, além de apreciar e adquirir peças em exposição / Foto: Divulgação

Numa iniciativa da Associação Casarão do Chá será realizado no domingo que vem, dia 7 de agosto, o 3º Festival de Cerâmica. Será nas dependências da antiga fábrica de chá, devidamente restaurada, no Bairro do Cocuera, em Mogi das Cruzes.

Lá, junto ao patrimônio que resgata a arquitetura, a cultura e a história da imigração japonesa, o evento deve reunir mais de 60 ceramistas, prevê Higussa Nakatani, organizadora do festival ao lado da irmã Miha Nakatani e de voluntários. Cerca de 2 mil peças produzidas pelos próprios expositores estarão à mostra e à venda. São objetos de decoração, acessórios de moda e utilitários exclusivos.
Higussa explica que há desde artistas renomados como Kenjiro Ikoma, Yasuichi Kojima e Akinori Nakatani até ceramistas iniciantes. Assim, o evento cria oportunidade também para a troca de experiências. Os participantes vêm de cidades como São Paulo, Campinas, Cunha, Piracicaba, Santos e da própria Mogi das Cruzes.
A expectativa é receber um público estimado em 2 mil pessoas, número semelhante ao das edições passadas. A movimentação no dia é grande também por conta das atividades paralelas oferecidas aos visitantes, como as oficinas e workshops com profissionais renomados.
A oficina aberta de torno com a professora Sueli Massuda acontece das 10 às 16 horas. Nesse mesmo período, também haverá aula de modelagem de argila com o grupo mogiano Cerâmica Temtempu. A partir das 14 horas, o workshop de torno será com o ceramista Sérgio Onodera. Uma hora antes, ou seja, às 13 horas, Marcelo Coneglian fará demonstração de queima de raku.
Segundo Higussa, o raku é uma técnica de queima de cerâmica, sendo que o participante terá a oportunidade de ver desde a peça crua até a sua finalização, que garante uma “aparência vidrificada, com cores brilhantes como o arco-íris”, destaca.
O público também vem de várias cidades, sendo formado por pessoas que apreciam a arte. Por isso, todo ano é feita uma seleção caprichada de participantes, para oferecer variedade aos visitantes. Portanto, há um revezamento de ceramistas no festival. Não são sempre os mesmos artistas. Por conta de todas essas características, comenta Higussa, trata-se de um evento pioneiro no Brasil, realizado em um espaço especial, numa área rural privilegiada pelo verde e pela tranquilidade, aspectos muito valorizados pelos artistas.
Outras barracas
Durante o 3º Festival de Cerâmica do Casarão do Chá, que acontece das 9 às 17 horas, os visitantes vão ter opções gastronômicas da culinária japonesa e árabe, além de pizza feita no forno a lenha e porco no rolete, além do tradicional café caipira.
Haverá, ainda, exposição e venda de flores e plantas, com destaque para as orquídeas, além de barraca de artesanato. Quem quiser poderá também levar para casa filhote de cão das raças poodle e maltês, que estarão à venda nesta edição do dia 7 de agosto.

Associação
A Associação Casarão do Chá, presidida por Higussa Nakatani, é responsável pela organização dos eventos no prédio tombado como patrimônio estadual e federal pelo Condephaat e Iphan, respectivamente. A entidade sobrevive de contribuições voluntárias e da renda de eventos culturais. Há um calendário anual programado para o Casarão, que abre somente aos domingos. Nos eventos de maior porte, como o Festival de Cerâmica, conta com o apoio da Prefeitura. O Casarão está localizado na Estrada do Chá, caixa 5, no Bairro do Cocuera. (Célia Sato)

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone