Dedicada à arte de fotografar bebês - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           CIRCUITO

Dedicada à arte de fotografar bebês

Circuito

A fotógrafa mogiana Viviane Carvalho Silva acaba de ganhar o Prêmio Newborn Carioca, uma competição de nível nacional, com uma imagem da mãe abraçada ao filho. (Foto: Eisner Soares)

A fotógrafa mogiana Viviane Carvalho Silva acaba de ganhar o Prêmio Newborn Carioca, uma competição de nível nacional, com uma imagem da mãe abraçada ao filho. (Foto: Eisner Soares)

Pioneira na Região no ramo de fotografias de famílias, a mogiana Viviane de Carvalho Silva vem de uma família simples. Quando criança, ela não sabia se queria seguir carreira como veterinária ou fotógrafa. Os caminhos da vida a levaram a ficar com as câmeras, e desde 2009 ela comanda o estúdio Fábrica de Fotos, na Vila Oliveira.

Ao concluir o Ensino Médio, ela começou a trabalhar como recepcionista numa escola de informática. Pouco tempo depois, em 2006, ela se formou técnica em fotografia pela antiga Escola de Artes e Comunicação Visual (EACV), hoje Folium, no Centro. Ela considera como mestre o Derli Melo, da escola, com quem fez vários trabalhos como fotógrafa free lancer, em eventos, casamentos e festas.

O interesse pelas fotos de família surgiu quando uma prima engravidou. Ao fazer os ensaios da gestante e também do filho, ela se descobriu, a cada dia, cada vez mais apaixonada pelo mundo dos bebês. Outras mamães passaram a perguntar pelos cliques e o negócio foi tomando forma.

Em 2009, a mogiana decidiu empreender e fundou a empresa de fotos voltada aos bebês. Começou produzindo poses divertidas, com fantasias e acessórios temáticos, mas com passar do tempo os cliques se tornaram mais artísticos, com intenção mais atemporal. A ideia é produzir lembranças inesquecíveis e duradouras.

Viviane nunca deixou de estudar. Ao todo, ela já fez mais de 30 cursos voltados à família. Além das técnicas de fotografia, estudou também a fisiologia e primeiros socorros do bebê, para ter mais segurança durante os ensaios. Por estar presente em muitas oficinas com palestrantes internacionais, já foi convidada para subir aos palcos e ministrar workshops, mas não aceitou, acreditando não ser o momento para seguir essa área.

Ela faz parte da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABRFN) e, no mês passado, com o registro de uma mãe abraçada com o filho, Viviane ganhou o prêmio Newborn Carioca, uma competição que acontece todos os anos e avalia fotos do Brasil inteiro. Ela conta que ganhar foi surpreendente e incrível, algo que contribui para a valorização e o reconhecimento de seu trabalho. Além das fotos newborn (recém-nascidos de até 15 dias), os três estúdios da Fábrica de Foto são preparados para cliques com gestantes, bebês, crianças e famílias.

Como retratista, diz que gosta de sempre se renovar. Um trabalho que vêm ganhando destaque é o ‘Retrato de Menina’, onde registra meninas na faixa dos 6 anos, de modo que a foto final pareça uma pintura, um quadro feito à mão. Ela também clica momentos do cotidiano, na casa de amigos e famílias íntimas.

Ela conta que o segredo do sucesso e estabilidade no mercado são fruto do trabalho da equipe, que é encarada como se fosse uma família. Quando não está fotografando, a mogiana de 31 anos passa o tempo livre estudando, em companhia dos quatro gatos ou com os pais, que são os pilares de sua vida. (Heitor Herruso – Especial para O Diário)



Curto-Circuito
Viver em Mogi é…
 se sentir acolhido.

O melhor da Cidade… é a boa localização, estar perto de tudo.

E o pior… o trânsito no Centro.

Sinto saudade de… ser criança e brincar descalça na rua.

Encontro paz de espírito… em casa, com minha família.

Pra ver e ser visto… no Estúdio Fábrica de Foto.

Meu prato preferido é… arroz, feijão, carne moída e purê (da minha mãe).

Livro de cabeceira… no momento, ‘Leia isto se quer tirar fotos incríveis de gente’, de Henry Carrol.

Peça campeã de uso do meu guarda-roupa… camiseta.



O que não tem preço… Ver o brilho no olhar de uma mãe quando recebe as fotos prontas.

Uma boa pedida é… viajar e fotografar as paisagens.

É proibido… tratar mal as pessoas.

A melhor festa é… entre amigos.

Convite irrecusável… brincar com meus gatos.

O que tem 1001 utilidades… meu celular.

Meu sonho de consumo é… ser mãe.

Qual foi o melhor espetáculo da minha vida? É sempre um espetáculo receber um sorriso ou uma gargalhada de bebê!

Cartão-postal da cidade… a descida da Mogi Dutra, quando se tem a visão da Cidade iluminada.

O que falta na Cidade… organizar o trânsito em horários de pico.

Qual é a química da vida… fazer o bem sem olhar a quem.

Deus me livre… da inveja.

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone