De aluna a coordenadora do curso - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           CIRCUITO

De aluna a coordenadora do curso

Circuito

Dentista formada na primeira turma de Odontologia da Universidade Braz Cubas, Bianca Freo está agora na coordenação, além de se dedicar também à atividade docente. Ela pretende ainda cursar medicina. (foto: Eisner Soares)

Dentista formada na primeira turma de Odontologia da Universidade Braz Cubas, Bianca Freo está agora na coordenação, além de se dedicar também à atividade docente. Ela pretende ainda cursar medicina. (foto: Eisner Soares)

Ao mesmo tempo que sempre quis trabalhar na área da saúde, Bianca Freo também queria ser professora. Ela conseguiu as duas coisas: optou pela odontologia e também se tornou professora, e hoje é coordenadora do curso da Universidade Braz Cubas (UBC), onde se formou.

Quando estava no ensino médio, a suzanense queria saber se a área da saúde era realmente o caminho a ser seguido, e se matriculou num curso de prótese dentária em São Paulo. Ela se identificou tanto com a saúde bucal que prestou vestibular para odontologia em várias universidades. Optou pela UBC e se graduou em 2001.

Ela fez parte da primeira turma de odontologia da instituição. Como o curso era em tempo integral, das 8 às 17 horas, ela praticamente se mudou para Mogi das Cruzes durante a faculdade. Em 2004, já formada, Bianca abriu o próprio consultório em Suzano, onde atendeu por dez anos.

Mesmo clinicando no consultório, Bianca ainda tinha vontade de dar aulas. Por isso, em 2008, ela concluiu o mestrado, e se tornou professora de Biossegurança, Estomatologia (estudo da boca) e Semiologia (diagnóstico bucal) na UBC. Buscando se aperfeiçoar ainda mais, em 2014 ela concluiu na capital o doutorado em Diagnóstico Bucal.

Por fazer parte da história do curso, no ano passado Bianca foi convidada pela instituição para ser coordenadora do curso de Odontologia. Na coordenação, ela é responsável pela organização e gestão pedagógica do curso que conta com 690 alunos, 43 professores e 9 funcionários da equipe clínica. Ela decidiu continuar também em sala de aula, pois acha que lecionar é fundamental, além de manter proximidade com os alunos.

Bianca conta que em todas as suas áreas de atuação os desafios são parecidos e envolvem lidar com sonhos. Como dentista, ela trabalha com a expectativa de reestabelecer a saúde e fazer a pessoa sorrir melhor. Como professora, passa ensinamentos, e contribui para a evolução das pessoas. Como coordenadora, é a gestora de várias expectativas: da instituição, do mercado de trabalho, dos professores, da família dos alunos e dos próprios alunos.

Um dos trabalhos dos quais Bianca se orgulha é o Congresso Odontológico da Universidade Braz Cubas. Ela participou como aluna da primeira edição do evento, em 1999, e no início deste mês, atuou na coordenação da décima segunda versão. A programação envolve uma semana de atividades, palestras e cursos práticos que proporcionam aprendizado prático aos alunos, como a

caravana de saúde bucal, que promove atendimento gratuito a cerca de cinco mil pessoas.



Outra atividade social coordenada por ela são os projetos integradores, que acontecem durante todo o ano na faculdade e proporcionam atendimento gratuito para escolas, asilos, clínicas para dependentes químicos e comunidades. Ela também comanda a clínica de odontologia dos alunos do curso, que é aberta ao público e atende cerca de 2,5 mil pacientes por ano.

Bianca pretende continuar o trabalho como coordenadora e tem vontade também de voltar a clinicar e se dedicar à publicação de artigos científicos. No futuro, a dentista suzanense de 39 anos quer estudar medicina. Ela adora viajar e busca equilíbrio entre a vida profissional e a qualidade de vida. (Heitor Herruso – Especial para O Diário)

Curto-Circuito
Viver em Mogi é…
ter qualidade de vida

O melhor da Cidade… são os parques

E o pior? As rotatórias

Sinto saudade… de brincar sem ter hora para acabar

Encontro paz de espírito… com um belo prato de brigadeiro

Pra ver e ser visto… Saia de casa

Meu prato preferido é… Um belo bife com batata frita



Livro de cabeceira… Atenção Plena – Mindfulness

Peça campeã de uso do meu guarda-roupa? Calça de todos os tipos e modelos

O que não tem preço? Família, meu bem maior

Uma boa pedida é… Teatro

É proibido… Fumar

A melhor festa é… com boa companhia, alegria e ótima música

Convite irrecusável... aquele que te surpreende positivamente

O que tem 1001 utilidades? A mulher

Meu sonho de consumo é… viajar o mundo

Qual foi o melhor espetáculo da minha vida? pôr do sol em Santorini

Cartão-postal da Cidade… O homem de lata

O que falta na Cidade? Integração entre setor público e privado

Qual é a química da vida? Persistência e Movimento

Deus me livre de… perder a capacidade de sorrir

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone