Copa São Paulo reúne milhares na Capital - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           ESPORTES

Copa São Paulo reúne milhares na Capital

Esportes

Sarah Silva e Viviane Mota treinam na associação Namie para a Copa São Paulo. (Foto: Eisner Soares)

Sarah Silva e Viviane Mota treinam na associação Namie para a Copa São Paulo. (Foto: Eisner Soares)

GERSON LOURENÇO
Mais de três mil judocas de todo o País devem disputar hoje e amanhã a tradicional Copa São Paulo de Judô. Apesar do sentido regional, a competição reúne atletas de todo o País em busca de vagas para o Campeonato Brasileiro Regional e para a fase final do Campeonato Paulista. O evento será realizado no Ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo, na Região do Grande ABC. Divididas por categorias, as classes sub-11 e sub-13 vão lutar na Divisão Aspirante, enquanto os praticantes do sub-15, sub-8, sub-21 e sênior estarão na Divisão Especial (1ª divisão). A organização é da Federação Paulista de Judô (FPJ).

Por conta da grande quantidade de participantes, os organizadores dividiram a Copa São Paulo em duas datas. Hoje entram no tatame os judocas das categorias sub-11, sub-13 e sênior. Amanhã competem os atletas das classes sub-15, sub-18 e sub-21. “O alto nível da Copa faz com que lutadores de outros estados participem. É como um Campeonato Brasileiro. Os judocas usam a competição para ter uma ideia do seu nível de combate para a temporada e ver como estão os rivais”, explicou o técnico Paulino Namie, da associação mogiana Namie, localizada no Bairro do Socorro.

A competição pode reunir judocas mogianos entre os 10 primeiros lugares no ranking da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Nomes como o de Willian Lima, número um do Brasil na categoria meio leve (-60 kg) sub-18, que voltou da Europa e com medalhas de bronze e ouro em Antalya (Turquia) e em Zagreb (Croácia).

Giovanna Monteiro, número 2 do Brasil na super ligeiro (-40kg). Na meio médio com Gustavo Siqueira e Matheus Oliveira (-73 kg). Viviane Motta na classe pesado (+70 kg), ou a leve Marcela Shimada (-52 kg).

No ano passado, as associações da Região do Alto Tietê classificaram nove judocas para as finais do Campeonato Paulista. No total, as academias da 10ª Região – Central – conquistaram 30 medalhas – 12 de ouro, oito de prata e 10 de bronze. O Pinheiros foi o campeão geral. A Associação Namie obteve o sexto lugar, a melhor posição da região.

Na disputa da Copa São Paulo de 2015, a Região do Alto Tietê classificou 15 judocas para as finais do Campeonato Paulista. Em 2014 foram 10 classificados para a principal disputa do Estado.

Os judocas que não se classificaram na Copa São Paulo vão ter que disputar algumas etapas classificatórias para atingirem a final do Campeonato Paulista. Todos terão que conquistar o título da fase regional ou terminar entre os três primeiros colocados do inter-regional.

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone