Cocuera fará 26º Furusato Matsuri - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           CIDADES

Cocuera fará 26º Furusato Matsuri

Cidades

A exposição de verduras, legumes, frutas, flores e ovos é uma das atrações do Furusato / Foto: Arquivo

A exposição de verduras, legumes, frutas, flores e ovos é uma das atrações do Furusato / Foto: Arquivo

CÉLIA SATO

Um grupo de produtores rurais do Bairro do Cocuera já está mobilizado há mais de um mês nos preparativos de uma das importantes festividades da colônia japonesa em Mogi das Cruzes. É o Furusato Matsuri, que significa ‘Festa da Terra Natal’, e terá a 26ª edição neste sábado (12) e domingo (13)  nas dependências da Associação dos Agricultores de Cocuera.

“Esperança” é o tema deste ano do evento também conhecido como Festival Agrícola de Mogi das Cruzes, que espera atrair um público estimado em 18 mil pessoas. De acordo com a comissão organizadora, assim como todos os segmentos produtivos do País, os agricultores também estão esperançosos para que o Brasil vença a crise econômica e retome o crescimento.

A exposição de hortaliças, frutas, legumes, flores e ovos é uma das atrações do Furusato Matsuri. “Apresentaremos o potencial agrícola da região do Alto Tietê”, informa Mário Okuyama, vice-presidente da Associação de Cocuera e um dos coordenadores da festa. Os visitantes terão a oportunidade de conferir a “qualidade” da produção regional, que será exposta com a participação de 150 a 180 agricultores.

Ainda, durante os dois dias do evento, o púbico poderá conferir informações sobre a iniciativa que garantiu redução do consumo de água nas lavouras. Com a modernização no sistema de irrigação, a economia de água obteve resultado significativo, conforme observa Okuyama. O consumo caiu de 3 mil litros por hora nos anos 70 para 600 litros por hora no ano passado. Além de contribuir com o meio ambiente, o consumo menor de água também permite economia de energia, reduz erosão do solo, lixiviação dos insumos agrícolas e evita doenças nas plantas.

Na área externa, vários estandes apresentarão implementos agrícolas, maquinários e insumos. Tratores também estarão expostos no evento. O público ainda terá à disposição uma grande variedade gastronômica. Pratos típicos como o yakisoba atraem muitos visitantes, já que a iguaria produzida por um grupo voluntário de senhoras da Associação dos Agricultores de Cocuera tem sabor inigualável. Um minishopping é outro atrativo para quem busca novidades. Na programação cultural, destaque para as apresentações de taissô, danças, taiko e show com o cantor Joe Hirata.

Pioneira
A Associação dos Agricultores de Cocuera é pioneira na realização de festas agrícolas em Mogi das Cruzes. O atual Festival Agrícola começou como a tradicional Festa do Pêssego e da Avicultura que perdurou por duas décadas, com muito sucesso. Nos anos 90, com a mudança no perfil da produção agrícola, ganhou a atual denominação. A proposta do evento, que apresenta o potencial produtivo de todo Alto Tietê, é homenagear o povo japonês e seus descendentes. O evento é também um meio de confraternização das famílias.

O Furusato Matsuri acontece na Estrada Mogi-Salesópolis, km 9,5, no Cocuera. O ingresso custa R$ 10,00. Há meia entrada para estudantes e idosos.



Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone