Civic Touring exibe o poder do turbo - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
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Civic Touring exibe o poder do turbo

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A crise do mercado automotivo já era suficiente para assustar os fabricantes de sedãs médios no Brasil. Mas um fator decisivo ameaçou ainda mais alguns modelos desta categoria: a proliferação de SUVs compactos. Com a aposta crescente em utilitários esportivos menores para mirar nos consumidores que buscavam veículos familiares, restou à categoria de três volumes médios se reinventar. A Honda sabia que já estava na hora de renovar o Civic. E, na décima geração do carro, lançada no final de agosto no Brasil, tratou de promover uma mudança substancial. Em tudo.

E essa transformação se expressa principalmente na versão de topo Touring, que até motor novo estreou: um 1.5 turbo. Deu certo: o Civic pulou das 1.235 unidades mensais registradas nos primeiros oito meses de 2016 para 2.742 emplacamentos por mês entre setembro e dezembro do ano passado. Um aumento surpreendente de 122% nas vendas. O preço, no entanto, assusta: são R$ 124.900. Mesmo assim, a marca japonesa tem uma expectativa alta em relação à versão Touring: espera que, ao longo de 2017, a versão de topo responda por cerca de 30% dos emplacamentos totais do modelo.

O novo motor 1.5 turbo com intercooler só aceita gasolina e rende 173 cv a 5.500 rpm e 22,4 kgfm de torque entre 1.700 e 5.500 giros. Ele trabalha em conjunto com uma transmissão continuamente variável que simula sete velocidades e é preparada para trabalhar com alto torque. O propulsor é exclusivo da variante mais cara; todas as outras são movidas pelo já conhecido 2.0 flex de 155 cv e 19,5 kgfm de torque da geração passada.

O visual já destaca que o Civic agora é outro. Na dianteira, as linhas das entradas de ar, dos conjuntos óticos e dos vincos do capô convergem para o logo da marca, no centro da grade. O capô extenso insere uma ideia de “muscle car” e ajuda na percepção de esportividade que a marca busca transmitir com o novo design. Na lateral, linhas sinuosas destacam os para-lamas, que contornam as caixas de rodas. O caimento alongado do teto em direção à traseira, semelhante a um cupê, adiciona boa dose de charme ao perfil. Já a traseira está mais alta e com lanternas em LED, num formato parecido com o de um bumerangue.

A nova plataforma, segunda a marca, apresenta 25% a mais de rigidez torcional. A suspensão foi mexida e leva MacPherson com buchas hidráulicas na frente e traseira multilink, também com buchas hidráulicas. E a variante Touring é bem fornida de tecnologia. Do sedã maior Accord, herdou o sistema LaneWatch, que projeta na tela da central multimídia a imagem da faixa da direita quando a seta é acionada. A central multimídia, além de câmara de ré, tem também navegador GPS com alerta de tráfego e conexões com smartphones através de Apple Car Play e Google Android Auto.

Sistemas como controle de estabilidade e tração com vetorização de torque, e o chamado Agile Handling Assist, que controla de forma preventiva o eixo dianteiro para evitar subesterço ou saídas de frente, também estão presentes. Além disso, a direção elétrica varia a relação entre o esterçamento e o ângulo do volante de acordo com a velocidade atingida. A lista de itens de série engloba ainda seis airbags, revestimentos em couro, teto solar, faróis full LED e diversos outros itens de luxo. (Márcio Maio/AutoPress).

  • Motor de 173 cv garante excelente desempenho à versão Touring do Civic. (Foto: Jorge Rodrigues/ AutoPress)
    Motor de 173 cv garante excelente desempenho à versão Touring do Civic. (Foto: Jorge Rodrigues/ AutoPress)
  • Motor de 173 cv garante excelente desempenho à versão Touring do Civic. (Foto: Jorge Rodrigues/ AutoPress)
    Motor de 173 cv garante excelente desempenho à versão Touring do Civic. (Foto: Jorge Rodrigues/ AutoPress)
  • Motor de 173 cv garante excelente desempenho à versão Touring do Civic. (Foto: Jorge Rodrigues/ AutoPress)
    Motor de 173 cv garante excelente desempenho à versão Touring do Civic. (Foto: Jorge Rodrigues/ AutoPress)
  • Motor de 173 cv garante excelente desempenho à versão Touring do Civic. (Foto: Jorge Rodrigues/ AutoPress)
    Motor de 173 cv garante excelente desempenho à versão Touring do Civic. (Foto: Jorge Rodrigues/ AutoPress)
  • Motor de 173 cv garante excelente desempenho à versão Touring do Civic. (Foto: Jorge Rodrigues/ AutoPress)
    Motor de 173 cv garante excelente desempenho à versão Touring do Civic. (Foto: Jorge Rodrigues/ AutoPress)

Ponto a ponto – Honda Civic Touring
Desempenho – A versão “top” do Civic é a única que recebe o novo motor a gasolina 1.5 turbo com intercooler de 173 cv e 22,4 kgfm de torque, gerenciado por um câmbio CVT para alto torque. As acelerações são vigorosas e o torque máximo já aparece aos 1.700 giros. Na prática, há bastante força para empurrar o modelo desde as arrancadas, e ultrapassagens e retomadas são feitas com bastante tranquilidade. Nota 9

Estabilidade – A suspensão é nova e controla bem o carro. É difícil sentir qualquer insegurança ao volante do Civic Touring, mesmo em velocidades elevadas e caminhos sinuosos. Tanto que os controles dinâmicos de aceleração e tração até estão presentes, mas raramente dão as caras. Nota 9

Interatividade – Há uma série de recursos eletrônicos que facilitam o contato do motorista com o sedã médio. O sistema LaneWatch projeta na tela a imagem da faixa da direita quando a seta é acionada, facilitando as trocas de faixa. Há câmara de ré, central multimídia com GPS e alerta de tráfego, compatibilidade com Apple Car Play e Google Android Auto e o freio de estacionamento elétrico tem destravamento automático e função brake-hold, que segura o veículo parado até que o acelerador seja acionado. O banco do motorista também agrada, com ajustes elétricos. Nota 9



Consumo – O Civic Touring ganhou nota “A” no selo de eficiência energética do InMetro tanto em sua categoria quanto no geral. Movido apenas com gasolina, ele registrou média de 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada. Nota 10

Conforto – O entre-eixos cresceu três centímetros – de 2,67 metros para 2,70 metros – e, entre outras mudanças, ajudou a ampliar o espaço interno. Quatro ocupantes viajam com bastante conforto. A suspensão é firme, mas não compromete tanto o bem-estar dos passageiros. O isolamento acústico é tão bom que, a não ser que se pise com bastante vontade no pedal do acelerador, o barulho do motor se mantém apenas do lado de fora do carro. Nota 8

Tecnologia – Além do visual, o Civic evoluiu bastante em todos os sentidos. Na versão Touring, desde a plataforma e suspensão, passando pelo motor, tudo é novo. A rigidez torcional aumentou em 25% e a configuração, além dos controles de estabilidade e tração, traz ainda sistema que evita o subesterço e saídas de frente. E câmara que exibe a lateral direita quando a seta é acionada, um recurso de segurança bastante funcional. Nota 9

Habitabilidade – Há bons nichos e porta-objetos para guardar tudo que precisa estar à mão do motorista durante uma viagem. O porta-malas carrega fartos 519 litros, o suficiente para a bagagem da família. O teto solar ajuda a ampliar ainda mais a sensação de espaço no habitáculo. Nota 8

Design – É muito difícil ser indiferente ao novo desenho do Honda Civic. O visual está bem contemporâneo, com um caimento alongado do teto que virou quase “modinha” entre os sedãs médios, semelhante a um cupê. O capô alongado dá um ar de “muscle car” e a traseira alta, com vidro bem inclinado e lanternas em LED com formato de bumerangue, transmitem ideia de requinte e, ao mesmo tempo, de esportividade. Nota 9

Acabamento – Nesse aspecto, os japoneses são mais racionais. O Civic não faz feio, mas também não se destaca, apesar da etiqueta de preço salgada. Como o segmento dos sedãs médios serve de porta de entrada, pelo menos em suas versões de topo, para modelos premium das marcas, a preocupação com o acabamento poderia ser maior. Nota 7

Custo/Benefício – A Honda já costuma cobrar cerca de 10% a 15% a mais que a concorrência em seus modelos, em função da credibilidade conquistada no mercado nacional. O Civic Touring custa R$ 124.900. Embora seja bem equipado, está muito acima das configurações mais caras dos concorrentes. O Ford Focus sedã de topo sai a R$ 109.400, o Chevrolet Cruze LTZ completo fica em R$ 111.890, o Nissan Sentra 2.0 SL é vendido por R$ 102.900, o Toyota Corolla chega a R$ 110.990 e um Volkswagen Jetta 2.0 TSI, com 211 cv e tudo que tem direito, é entregue por R$ 130.994 – mais que o Civic, mas o motor é bem mais forte. O Civic é bem caro e sua escolha não se justifica tanto na versão Touring. Nota 4

Total – O Honda Civic Touring somou 82 pontos em 100 possíveis.

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