Axé Mogi terá evento nesta quarta em homenagem à Umbanda - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           CIDADES

Axé Mogi terá evento nesta quarta em homenagem à Umbanda

Cidades

NATAN LIRA
Com o tema ‘Combate à Intolerância Religiosa’, a Associação Axé Mogi realiza a 2ª comemoração em homenagem à Umbanda, amanhã, a partir das 10 horas, no Largo do Rosário, no Centro de Mogi. Além de autoridades políticas da Cidade, o evento deve contar com a presença do pastor André de Cally e de um padre da região. O objetivo do encontro é mostrar que cada um tem sua crença, por isso é aberto a toda população.

A programação conta ainda com apresentações de dança, música e curimba – conhecido popularmente como atabaque -, típicas da cultura da umbanda e do candomblé.

A palavra umbanda deriva de m’banda, que em língua quimbundo, idioma nacional de Angola, significa sacerdote ou curandeiro. O culto combina elementos da filosofia espírita kardecista, dos vários cultos afro-brasileiros, tradições indígenas, do cristianismo católico e conhecimento vindo de cultos esotéricos.

O Axé Mogi é um movimento de luta pelo espaço das religiões de matriz afrodescendente. Até o momento, eles realizaram cinco eventos e já notam a aceitação e o respeito da população. Após estes eventos, segundo o grupo, a Prefeitura de Mogi instituiu três datas no calendário do município, sendo as outras duas 23 de abril, Dia de Ogum, e 25 de setembro, Dia de Cosme e Damião. Além disso, o grupo ressalta que trabalha para propagar o amor e a caridade, que foram a base das religiões de matriz africana e não a maldade e o rancor, como é erradamente propagado na sociedade.

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone