Amair Campos lança livro'Enredado de Cipó' em Mogi - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           CADERNO A - CAPA

Amair Campos lança livro’Enredado de Cipó’ em Mogi

Caderno A - Capa

CONTEÚDO  Nesta obra de estreia, Amair Campos investe em um romance baseado em fatos verídicos e num cenário composto por matas mineiras, da vida simples do campo. (Foto: Divulgação)

CONTEÚDO Nesta obra de estreia, Amair Campos investe em um romance baseado em fatos verídicos e num cenário composto por matas mineiras, da vida simples do campo. (Foto: Divulgação)

Escritora, atriz fundadora do Teatro Experimental Mogiano (TEM) e professora aposentada Amair Campos estreia na literatura com o romance “Enredado de Cipó”. O lançamento do livro será amanhã, às 18h30, na Livraria Boigy, à Rua José Bonifácio, 485, no Centro.

A obra mostra a saga de uma família que testemunha a transformação de um Brasil agrário, dos tempos do imperador, em uma nação a afluir para as cidades, às vésperas do surto de industrialização, em meados do século XX. E muitos são os percalços desta jornada, atravessando os meandros da Serra da Mantiqueira, nas Minas Gerais das casas grandes e senzalas, se embrenhando pelas férteis terras paulistas banhadas pelo Paraíba do Sul, até chegar às portas da capital no Alto Tietê, em Mogi das Cruzes.

A escritora mogiana leva o leitor a sentir o cheiro das matas mineiras, do café fresco das manhãs ensolaradas, à alegria da vida no campo. Ao mesmo tempo, ela revela um caminho de incertezas, amores secretos, desilusões, crises e guerras. O humor característico da roça, que ameniza a dureza da lida no campo, também está presente nas páginas de “Enredado de Cipó”.

São narrativas familiares que remetem à ancestralidade da autora, mas espelham também a sociedade brasileira com seus contrastes étnicos e sociais nesse período da história do país.

Amair Campos se aposentou das salas de aula em 2009, após 45 anos de convivência com crianças, adolescentes, adultos e idosos. As histórias ouvidas e toda a sua vivência estão neste romance histórico memorialista.

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone