Almir Sater emociona plateia mogiana - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           CADERNO A

Almir Sater emociona plateia mogiana

Caderno A, Caderno A - Capa

Almir Sater apresentou sucessos  antigos e novidades para uma grande plateia / Foto: Eisner Soares

Almir Sater apresentou sucessos
antigos e novidades para uma grande plateia / Foto: Eisner Soares

Ao som das primeiras notas dedilhadas no violão, Maria Aparecida Adami Terra, de 80 anos, não escondeu a emoção de assistir, pela primeira vez, um show de Almir Sater. Ex-cantora lírica, a fã do músico pantaneiro fez questão de sair de casa mesmo com o frio de domingo à noite para acompanhar o encerramento da Virada Cultural Paulista, em Mogi das Cruzes, com a apresentação de Sater. “É uma emoção que não dá para descrever”, disse à reportagem. Além das canções e dos causos de Almir, a programação do evento, que chegou em 2016 à sua 10ª edição, teve teatro, música eletrônica, declamações poéticas e maracatu com protestos ao governo interino de Michel Temer (PMDB).

Segundo estimativas da Prefeitura e da Polícia Militar, 42 mil pessoas acompanharam as 87 atrações entre a tarde de sábado e o início da noite de anteontem. A apresentação com mais público foi de Almir Sater, no palco principal, ao lado do Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, no Mogilar. Não é a primeira vez que o músico, nascido em Campo Grande (MS) pisa os pés na Cidade. Já participou de festivais de música na década de 80 por aqui e, mais recente, integrou a relação de artistas que fizeram shows na edição de 2012.

Animada, Cida Terra explica que aprendeu a mexer na internet para visualizar os clipes do artista, que aprendeu a admirar dos tempos da novela “A História de Ana Raio e Zé Trovão” (1990), da extinta TV Manchete. “Eu comecei a acompanhar o trabalho dele com ‘Ana Raio e Zé Trovão’. Lá ele dizia que era filho do diabo (risos). Fui com meus filhos assistir a um show dele em Paranapiacaba, há três anos, mas por causa do mau tempo foi cancelado. Nunca tinha conseguido ir a uma apresentação. Essa é a primeira vez. Assisto aos vídeos dele apenas pela internet (YouTube), já que meus filhos me ensinaram”, disse. Sentada num lugar em frente ao palco, dedicado aos fãs mais idosos, ela ganhou a simpatia do público que estava atrás da grade de proteção que passou a gritar seu nome.

Artista completo, Almir fez uma apresentação impecável para o público. Ele falou da desafinação de sua viola, mas que, sinceramente, para os ouvidos de seus fãs era imperceptível. No repertório, sucessos como “Violeiro Toca”, “Tocando em Frente”, “Chalana”, “Comitiva Esperança”, “Trem do Pantanal” e “Mês de Maio”, entre outras. “Hora do Clarão”, tão pedida pelo público por fazer parte da trilha de “Ana Raio e Zé Trovão”, ficou de fora.

Em conversa com O Diário, Sater falou sobre a (boa) presença de jovens em seu show, assim como parcerias e a vida pantaneira. “Os jovens são o combustível deste mundão. É bom tocar para os jovens porque eles fazem a boa música durar. Em relação às parcerias, uma das mais recentes é ‘AR’ (referência aos nomes de Almir e de Renato Teixeira). É bom trabalhar com ele porque, às vezes, parece que ele está psicografando. Você nem percebe que ele está escrevendo e quando repara já está tudo pronto. Se não sai rápido, pode esquecer, volta outro dia. Gostei muito do ‘AR’ e já estou trabalhando no segundo volume agora. Essa semana já produzi algumas canções, muito motivado pelo resultado deste trabalho e o mais importante é que as nossas vozes combinaram muito. Deu vontade de fazer outro disco com ele. Tem hora que não dá para saber de quem é a voz, se é dele ou a minha. Mais da metade do segundo volume já está pronto e até março do ano que vem, talvez, a gente lance”, comentou.

Perguntado pela reportagem sobre os meses sabáticos de janeiro e fevereiro, Almir confirmou que ainda guarda este período em sua fazenda, no Pantanal. “Em busca de paz e na procura por criação e inspiração para as letras”, concluiu. (Lucas Meloni)

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone